uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Fundação vai apoiar instituições da Chamusca e Torres Novas

Fundação vai apoiar instituições da Chamusca e Torres Novas

Família Neves Duque criou fundação e a sua apresentação oficial decorreu este mês na Chamusca

A Fundação Rafael e Maria Rosa Neves Duque, com sede na Chamusca, na casa que foi a residência da família Neves Duque foi reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) a 5 de Junho de 2015 e a sua apresentação oficial decorreu no dia 5 de Junho de 2016 na Chamusca.
A nova fundação tem como missão a prestação de serviços de solidariedade, culturais, educativos, recreativos e artísticos no concelho da Chamusca e na localidade da Mata, concelho de Torres Novas, de onde a família é originária. O seu património é constituído maioritariamente por terrenos agrícolas que serão rentabilizados.
A Fundação Rafael e Maria Rosa Neves Duque não se vai substituir às IPSS já existentes mas sim trabalhar em rede com todas as instituições e apoiá-las na execução de projectos. Durante este primeiro ano de existência o edifício da sede, com cerca de 200 anos, foi requalificado preservando a memória da família. “Pode-se falar em tornar a casa num museu e quem quiser visitar pode fazê-lo, porque queremos que a casa seja aberta à população”, explica Jorge Oliveira Duque.
Jorge Oliveira Duque, membro do conselho de administração da fundação, explica a O MIRANTE que o objectivo “nestes primeiros anos é fazer uma intervenção social numa percentagem de 40 por cento do rendimento anual e 60 por cento para investimento e adaptação das estruturas enquanto fundação, mas a médio prazo a ideia é inverter essa tendência para canalizar a grande maioria da receita para o apoio a projectos”.
A fundação vai apoiar, em 2016, dois projectos no concelho da Chamusca e um na localidade da Mata, concelho de Torres Novas. Entre eles está a aquisição de uma viatura para o Centro de Dia Aconchego em Vale de Cavalos, fundamental no apoio domiciliário de idosos nas suas residências. O Aconchego foi escolhido por ter alguns utentes que foram trabalhadores da casa agrícola da família Neves Duque. Vai também apoiar a Santa Casa da Misericórdia da Chamusca na aquisição de vários equipamentos lúdicos e pedagógicos para a sua cresche O Coelhinho.
A fundação vai apoiar ainda a renovação de fardamento da Filarmónica União Matense, que tocou durante a apresentação oficial fundação. A fundação vai divulgar os apoios disponíveis para que todas as instituições de solidariedade se possam candidatar. Seleccionará projectos que posteriormente serão aprovados pelo conselho de administração.

Fundação vai apoiar instituições da Chamusca e Torres Novas

Mais Notícias

    A carregar...