uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Morreu o mestre que todos os dias sonhava que estava a tourear

Morreu o mestre que todos os dias sonhava que estava a tourear

David Ribeiro Telles, patriarca de uma família importante da tauromaquia, faleceu aos 88 anos

O cavaleiro tauromáquico e ganadeiro David Ribeiro Telles, morreu na noite de segunda-feira, 20 de Junho, aos 88 anos. Mestre David já há algum tempo que estava debilitado. Nasceu em Almeirim a 11 de Novembro de 1927. O seu funeral realizou-se na quarta-feira, em Coruche, concelho onde a família vive, na Herdade da Torrinha. O mestre, agraciado em 1991 com Medalha de Mérito Cultural e condecorado pelo Presidente da República, em 1999, como grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique, ficou sepultado em Coruche.
A última vez que O MIRANTE esteve com David Ribeiro Telles foi em Fevereiro deste ano na casa da família Ribeiro Telles, na Torrinha em Coruche. Na altura a família preparava um festival taurino no Campo Pequeno a favor da Fundação L. Vida, que apoia crianças em Moçambique, dinamizada pela filha do cavaleiro, Helena Ribeiro Telles.
Já sem forças para se deslocar às praças, Mestre David Ribeiro Telles passava os dias a ver touradas na televisão. A evolução dos netos acompanhava-a através dos vídeos. Na altura disse a O MIRANTE que todos os dias sonhava com as corridas de toiros. “Penso todos os dias que estou a tourear”, disse.
A Prótoiro diz na sua página do Facebook que “morreu a lenda do toureio”. Refere a associação que defende a festa brava que David Ribeiro Telles “recebeu em sua casa os mais diversos cavaleiros que aí ‘beberam’ os mais puros conselhos na arte de bem montar e de bem tourear, pelo que a Torrinha foi chamada de Universidade do Toureio”, concluindo que “o seu legado será eterno”.
O mestre é pai dos cavaleiros João Telles, António Telles e Manuel Telles. Os seus netos Manuel Telles Bastos e João Telles Jr., que têm nele uma referência, já são figuras de relevo na tauromaquia. David Ribeiro Telles marcou a actividade com o seu estilo clássico e com a arte e classe da sua equitação, que são seguidos pelos seus descendentes. Tirou a alternativa de cavaleiro profissional a 18 de Maio de 1958, no Campo Pequeno. Foi conhecido e reconhecido no estrangeiro, tendo actuado em importantes praças do mundo, como Las Ventas (a maior praça espanhola), bem como em França, Angola, Moçambique e Macau.
O cavaleiro cresceu numa família de lavradores e criadores de cavalos e toiros, tendo desde cedo sido influenciado pelo seu avô materno, o cavaleiro David Luizello Godinho. Ao longo da sua carreira, em que chegou também a ser forcado pelos Amadores de Santarém, ensinou cavaleiros que se tornaram figuras importantes da tauromaquia, como Luís Miguel da Veiga, Luís Rouxinol, Vítor Ribeiro, Sónia Matias ou Ana Batista. Entre a mais de uma dezena de alternativas que concedeu, estão as de Luís Miguel da Veiga e João Moura.
O mestre não deixava de acompanhar o percurso dos filhos e dos netos e na herdade onde vivia chegou a ser construída uma pequena trincheira, a poucos metros da casa, com vista para o rio Sorraia, para que este pudesse ver o seu neto António Ribeiro Telles Igrejas de Bastos treinar para as provas de bandarilheiro de alternativa. A parte da teia idêntica às das praças continua no mesmo local.

Morreu o mestre que todos os dias sonhava que estava a tourear

Mais Notícias

    A carregar...