uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“A Água Também se Lava” é um livro para meninos curiosos

“A Água Também se Lava” é um livro para meninos curiosos

Filomena Pereira editou um texto escrito em “linguagem teatral”

Filomena Pereira editou com a Chiado Editora “O Sr. Sabino, sabe...A água também se lava”, um texto ilustrado por Carlos Amado, escrito em “linguagem teatral”, que já foi representado pelo Veto Teatro Oficina, companhia teatral de Santarém que a autora integra há mais de trinta anos. É uma história didáctica sobre o percurso da água, destinado a curiosos de todas as idades.
Os personagens da história são o Senhor Sabino, os amigos inseparáveis João e Joana que moram numa cidade, e o Zeferino, um rapaz de uma aldeia que está a passar férias na casa de uma tia. Logo nas primeiras páginas o leitor é também convidado a apresentar-se e a juntar-se aos personagens e à autora.
Tudo começa com uma dúvida surgida quando a meio de uma brincadeira os amigos vão a um bebedouro instalado no jardim dessedentar-se. Ali a torneira só deixa passar a água necessária. Na fonte da aldeia do Zeferino a água está sempre a correr. É desperdício? Pergunta para aqui e pergunta para ali decidem todos ir visitar um velho sábio que mora perto chamado Zeferino.
Para onde vai a água que usamos? E para onde vai a que corre sem parar da fonte da terra do Zeferino? A água gasta-se para sempre? É possível produzir água? O diálogo é vivo e animado. As dúvidas vão-se dissipando a pouco e pouco e o livro termina com o famoso enunciado de Lavoisier.
Filomena Pereira é natural de Torres Novas mas reside em Santarém desde 1981. É formada em psicologia pelo ISPA. Na apresentação do livro, que aconteceu na tarde de 25 de Junho no W-Shopping em Santarém, a história foi representada por vários actores, para divertimento das dezenas de pessoas presentes.

“A Água Também se Lava” é um livro para meninos curiosos

Mais Notícias

    A carregar...