uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Bombeiro, atleta e campeão

Bombeiro, atleta e campeão

Paulo Santos, natural da freguesia de Alcanede, venceu a prova de duatlo nos Jogos Europeus de Polícias e Bombeiros que se disputaram em Espanha. Reside em Santarém e competiu pelo Regimento de Sapadores de Lisboa, onde presta serviço.

Paulo Santos, 29 anos, passou pelos Bombeiros de Alcanede, freguesia que o viu nascer, e actualmente está nos Sapadores em Lisboa, embora resida em Santarém. No mês passado destacou-se nos jogos europeus das forças de segurança em Espanha, onde arrecadou o ouro em duatlo e o bronze em contra-relógio de bicicleta.
“É a segunda prova de duatlo que faço porque pratico mais ciclismo e BTT”, conta a O MIRANTE o bombeiro do Regimento de Sapadores de Lisboa que é natural da Aldeia da Ribeira, na freguesia de Alcanede, concelho de Santarém. Paulo Santos ganhou o ouro nessa prova dos Jogos Europeus de Polícias e Bombeiros que se realizaram em Huelva (Espanha) entre os dias 11 e 19 de Junho. A juntar ao título o ex-bombeiro da corporação de Alcanede trouxe ainda um terceiro lugar num contra-relógio de bicicleta individual com um percurso de 30km.
No duatlo foram cinco quilómetros a correr, 20 quilómetros de bicicleta e mais dois quilómetros e meio de corrida feitos em 53 minutos que garantiram o ouro nos European Police And Fire Games (Jogos Europeus de Polícias e Bombeiros).
Paulo Santos está desde 2010 no Regimento de Sapadores de Lisboa e foi aí que começou a apostar a sério no desporto depois de ter estado ligado aos Bombeiros Voluntários de Alcanede entre 2004 e 2010. “Nos sapadores eles incentivaram-me a fazer mais desporto. Nunca tinha feito nada a nível europeu, apenas um prova de atletismo de 10km em Rio Maior, onde fiquei em quinto lugar pelos sapadores há três anos, e tinha feito o Duatlo das Lezírias de Vila Franca de Xira em 2012”, afirma o bombeiro que esteve nos jogos que juntam as forças de segurança como os bombeiros, a polícia ou o exército.
Técnico de electrotecnia de formação, Paulo Santos chegou a ser motorista na escola onde se formou, em Tremês, e também chegou a ser carteiro em Alcanede. Nos bombeiros da freguesia tem muitos amigos, num local onde o seu pai até foi comandante durante 12 anos, mas prefere não comentar as notícias recentes que dão conta de conflitos na corporação do norte do concelho de Santarém.
O jovem admite ter falta de experiência na transição da corrida para a bicicleta e afirma ter ganho muitas posições nas duas rodas. Essa sua vantagem prende-se com o facto de pertencer ao Rodinhas Team, uma equipa de BTT da Benedita pela qual corre, e ao grupo de ciclismo da Scalabis Night Runners, da cidade onde hoje habita.
A isso junta-se a preparação física “obrigatória” nos Sapadores em Lisboa, onde todos os dias há uma hora de preparação física. Como trabalha por turnos, os treinos podem calhar a qualquer hora e a qualquer dia.

“Não vou entrar em euforias”
O bombeiro foi com cerca de 20 elementos dos Sapadores de Lisboa para Huelva que arrecadaram, no total, 11 medalhas de ouro, 2 de prata e 16 de bronze. No final houve festa no regimento: “Estão todos de parabéns. Acabámos por trazer essas medalhas todas com com pouca gente e estavam lá atletas internacionais e nacionais que aproveitaram para fazer provas de preparação para os Jogos Olímpicos. O nível de exigência era muito alto”.
A família ficou contente mas Paulo diz que não é necessária nenhuma festa. “A minha companheira ficou contente e ela sabe que por causa dos treinos acabo por abdicar de ter algum tempo com ela”, diz agradecendo o apoio que tem recebido.
Quanto às provas, o campeonato europeu de forças de segurança só regressa daqui a quatro anos, mas para o ano há nova prova internacional. “Em princípio irei aos campeonatos mundiais de forças de segurança no Canadá, mas não vou entrar em euforias e alaridos. Continuarei os meus treinos e a dar o meu melhor”, conclui.

Bombeiro, atleta e campeão

Mais Notícias

    A carregar...