uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Cartaxo atribui medalha de mérito municipal a título póstumo a Edmundo Calisto

Cartaxo atribui medalha de mérito municipal a título póstumo a Edmundo Calisto

Figura ligada ao associativismo, cultura e desporto vai também dar nome a uma rua em Pontével

Vai ser atribuída uma medalha de mérito municipal a título póstumo a Edmundo Calisto no dia 10 de Dezembro, no encerramento das comemorações dos 200 anos do Concelho do Cartaxo que vai decorrer no Centro Cultural da cidade. A proposta foi aprovada por unanimidade na assembleia municipal descentralizada realizada a 29 de Junho na Casa do Povo de Pontével, onde foi decidido ainda conceder o nome dessa figura ligada ao associativismo do concelho a uma rua de Pontével, freguesia de onde era natural.
Edmundo Calisto nasceu a 3 de Abril de 1952 e esteve ligado à Casa do Povo de Pontével onde fez parte dos órgãos sociais, foi fundador do grupo cénico onde fez teatro, dançou e cantou no rancho e dirigiu a secção da música popular. Ainda jogou futebol no Grupo Desportivo de Pontével, cantou num dos ranchos folclóricos de Manique do Intendente, foi fadista amador e colaborou activamente com outras colectividades do concelho do Cartaxo.
Por volta dos 50 anos reformou-se devido a problemas de coração. Trabalhou como empregado de balcão e terminou a sua carreira profissional na empresa Impormol. Os problemas de coração viriam a vitimá-lo aos 64 anos quando apitava um jogo de futebol de veteranos, algo que costumava fazer, entre o Sport Lisboa e Cartaxo e o Vitória de Setúbal no Campo Ribeiro Ferreira, em Vila Chã de Ourique, no dia 20 de Fevereiro de 2016.
Na última sessão da assembleia municipal foi o presidente da Junta de Vila Chã de Ourique, Vasco Casimiro, que deu voz à proposta do PS, “pela sua dedicação ao desporto, à cultura e aos outros a quem sempre serviu com desinteresse”. Da bancada do PSD, Pedro Reis sugeriu a atribuição do nome de Edmundo Calisto a uma rua de Pontével que também foi aceite. A proposta estendeu-se à assembleia e após aprovação foi aclamada com uma salva de palmas de todos os partidos e público presente.
No dia 25 de Junho, como referiu o presidente da freguesia de Pontével, Jorge Pisca, já tinha sido atribuída uma medalha de mérito da freguesia a Edmundo Calisto no decorrer da Artével, certame anual de artesanato da vila.

Cartaxo atribui medalha de mérito municipal a título póstumo a Edmundo Calisto

Mais Notícias

    A carregar...