uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vêm aí mais investimentos para a Quinta Municipal da Piedade

Vêm aí mais investimentos para a Quinta Municipal da Piedade

Parque infantil deverá ser requalificado ainda este Verão. Palácio em ruínas transformou-se num dos melhores espaços de lazer da cidade da Póvoa de Santa Iria.

A Quinta Municipal da Piedade, na Póvoa de Santa Iria, é um dos principais espaços de lazer daquela cidade e tem recebido diversos investimentos ao longo dos anos que a têm tornado numa referência no concelho. Na última quinzena foram reparados os jogos de água ali existentes e o município de Vila Franca de Xira informou, na última semana, que estão para breve novos investimentos no local, desta vez na requalificação do parque infantil ali existente, cujas obras deverão arrancar até ao final do verão.
“Herdámos [da gestão CDU] um palácio completamente em ruínas e um espaço baldio. Aos poucos fomos requalificando e criando ali espaços de lazer que nos orgulham”, frisa Fernando Paulo Ferreira (PS), vice-presidente do município. A quinta tem um conjunto de património classificado como Imóvel de Interesse Público e integra um solar com características do século XVIII e interiores forrados com azulejos da época, zonas de lazer com lagos e fontanário e diversas capelas, onde se inclui a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, a Ermida de Nossa Senhora da Piedade, a Ermida do Senhor Morto e o Oratório de São Jerónimo, do período quinhentista. Há também uma biblioteca, galerias de exposições, jardim histórico, parque de animais, polidesportivo, skate parque e cafetaria.
Nas duas últimas reuniões de câmara o vereador Nuno Libório, da CDU, criticou o estado de abandono e degradação de algumas zonas da quinta, considerando que a câmara não está a saber olhar para aquele património. “Dizerem que herdaram a quinta em estado de ruína não corresponde à verdade. A zona de bosque e floresta está completamente abandonada, a zona agrícola está também abandonada e o tanque que lhe serviu de apoio está no esquecimento”, criticou.
Na explicação, Fernando Paulo Ferreira lembrou que a quinta tem sofrido “investimentos importantes” num contexto de uma intervenção vasta num território “complicado”. Apesar de afiançar que a quinta hoje está “muito melhor que antigamente” admite que pode sempre existir espaço para melhorias. “Num território tão vasto é natural que encontre sempre questões que carecem de melhoria, estando nós a melhorar umas coisas é natural que se encontre outras por arranjar”, lembrou.

Vêm aí mais investimentos para a Quinta Municipal da Piedade

Mais Notícias

    A carregar...