uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Túnel perigoso entre Póvoa e Vialonga com novos passeios até final do ano

Túnel perigoso entre Póvoa e Vialonga com novos passeios até final do ano

Obra destina-se a dar mais segurança às centenas de pessoas que atravessam o espaço a pé. Conduta da Solvay que está desactivada vai ser tamponada e no seu lugar vai ser colocado um novo passeio.

Até ao final do ano o túnel estreito, íngreme e perigoso que passa sob a Auto-Estrada do Norte (A1) e liga as freguesias da Póvoa de Santa Iria e Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira, deverá receber obras de melhoramento.
A informação foi avançada na última reunião pública de câmara pelo presidente do executivo, Alberto Mesquita (PS), que manifestou a sua esperança de ter concluída até ao final do ano uma intervenção no local que permita aumentar a segurança dos peões mas também dos automobilistas. O túnel é bastante usado por automobilistas das duas freguesias mas também por centenas de pessoas que o atravessam a pé diariamente.
“Vamos avançar com a criação de melhores condições pedonais no túnel. Vamos desactivar uma conduta da Solvay, que não tem uso, vamos tamponá-la e construir nesse espaço um passeio, que ligará o túnel ao cemitério da Póvoa”, explicou o autarca. A ideia é ganhar espaço para os peões, que actualmente são forçados a caminhar na estrada e sujeitos a serem atingidos por automóveis, como já aconteceu no passado, embora sem causar grandes ferimentos. O empedrado do túnel está muito liso e, por razões que ainda ninguém soube explicar, há sempre água a escorrer no interior, tornando o piso escorregadio.
“Sempre que aqui passo é com o credo na boca”, diz-nos Afonso Oliveira, morador em Vialonga mas que faz sempre o trajecto a pé para trabalhar na Póvoa. “Agora de Verão venho a pé porque é melhor para a saúde. Mas vamos sempre preocupados porque isto é perigoso”, confessa. Para quem conduz a presença dos peões na estrada também preocupa. “Temos de ir com cuidado para não bater em ninguém mas o período em que acho que é mais perigoso é de noite. Não há luz nenhuma aqui e se formos com mais pressa torna-se perigoso”, confessa Anabela Mineiro.
Também a Junta de Freguesia de Vialonga, pela voz do seu presidente, já se havia queixado várias vezes da perigosidade do túnel e apelado a uma intervenção que permita minorar os riscos de quem utiliza o local.

Túnel perigoso entre Póvoa e Vialonga com novos passeios até final do ano

Mais Notícias

    A carregar...