uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Moradores pagam limpeza de espaços públicos de urbanização em Santarém

Moradores pagam limpeza de espaços públicos de urbanização em Santarém

Cansados de esperar pela limpeza da câmara decidiram contratar um jardineiro

Os moradores da Rua Maria Isabel Queijeiro, no Jardim de Cima, na periferia de Santarém, cansaram-se de ver a vegetação junto às suas casas muito alta e os passeios cheios de ervas, juntaram-se e decidiram contratar um jardineiro para limpar a urbanização. Os habitantes dividem a despesa de 50 euros mensais para que o jardineiro faça o que a câmara não faz com regularidade. Um exemplo de colaboração pública de uma comunidade que não se limita a reclamar.
Joaquim Pinto, um dos impulsionadores da iniciativa, conta a O MIRANTE que já perdeu a conta ao número de mensagens de correio electrónico que enviou para a Câmara de Santarém a chamar à atenção para a necessidade de limpar a urbanização, onde vivem 13 famílias. “Ao início, depois de ter enviado vários emails, ainda me responderam a dizer que a limpeza não era feita porque a câmara não tem pessoal suficiente para o trabalho. Eu também não tenho dinheiro mas quando chega a altura de pagar o IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] também tenho que o pagar e não é um valor nada baixo. Se pagamos todos os impostos temos direito a termos a rua arranjada e em condições”, afirma.
Metade de um terreno que está junto à vivenda de Joaquim Pinto é propriedade do construtor que já o limpou. A outra parte do terreno, descampado, estava com vegetação com mais de um metro de altura. À entrada da urbanização está um pequeno jardim público, que ninguém desfrutava porque nem sequer se viam os arbustos ou o chão com tanto mato. Desde que o jardineiro foi contratado que este passou a ser um local para as crianças brincarem.
Outro problema que a densa vegetação causou foi o aparecimento de carraças. “Este ano foi o caos porque começaram a aparecer muitas carraças. Sempre que íamos com os cães à rua percebíamos que eles regressavam cheios de carraças. Chegam a brincar nesta rua 15 crianças e as carraças são um perigo. Entretanto, com a limpeza do espaço as carraças desapareceram. O ano passado os moradores ainda se juntaram e foram eles próprios que andaram a limpar os terrenos. Este ano já não o fizeram e como viam o tempo a passar decidiram contratar o jardineiro.
“Quando começou a Primavera e o tempo mais quente começamos a ficar com receio da vegetação estar mesmo ao lado das casas. Para prevenirmos isso optamos por esta solução que é a mais prática e eficaz”, refere Joaquim Pinto. O engenheiro electrotécnico conta que funcionários da autarquia estiveram a cortar a vegetação do terreno que é sua propriedade há cerca de duas semanas.

Moradores pagam limpeza de espaços públicos de urbanização em Santarém

Mais Notícias

    A carregar...