uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vialonga aposta na subida de divisão

Vialonga aposta na subida de divisão

Na época passada a equipa de futebol sénior falhou o acesso ao campeonato pró-nacional por uma posição

Costuma dizer-se em sentido figurado que uma equipa de futebol é uma família mas no caso do Grupo Desportivo de Vialonga, no clube do concelho de Vila Franca de Xira, há literalmente não uma mas várias famílias no seio do grupo. Abílio Cardoso, também conhecido como Chico, é treinador da equipa e pai de dois jogadores, Gabriel ‘Gabi’ Cardoso, um dos capitães de equipa, e Ricardo ‘Pipoca’ Cardoso, médio de 32 anos. A juntar-se à família Cardoso, estão também os irmãos Matias (Pedro e Sérgio), que têm o pai a trabalhar na direcção do clube, e os gémeos Mealha (Tiago e Gonçalo de 24 anos).
Abílio Cardoso está a comandar a equipa há três anos, após passagens pelo Oriental, Palmense e Olivais Sul. Encontrou a equipa em dificuldades, mas ainda assim sagrou-se campeão da I Distrital (2014/2015). O ano passado o Vialonga ficou no 5º lugar e não subiu de escalão por um ponto. Para 2016/2017 o objectivo é fazer melhor, ou seja, subir de divisão.
“O plantel tem condições para estar no Pró-Nacional. Este ano só fomos buscar dois jogadores porque não quisemos mais”, indica o técnico de 61 anos ao lembrar que a equipa tem bom futebol mas que a população de Vialonga prefere os jogos grandes da televisão. “Eu lembro-me de vir a Vialonga e era terrível, sempre cheio, agora se estiverem 30 pessoas nas bancadas é muito. Estão a perder bom futebol para ficar em casa a ver jogos na televisão”, diz.
O técnico assume que o filho Gabi é uma peça fulcral no Vialonga e com a chegada dos ‘Cardosos’ ao clube a equipa evoluiu muito. “Quando vim para cá, ninguém queria jogar no Vialonga, agora já é diferente. Financeiramente o clube não está bem, mas isso é igual às restantes equipas. Vamos inscrever 21 atletas e por enquanto tem corrido bem. O Gabi é o expoente máximo desta equipa, eles vêem o capitão a jogar e é extraordinário”, indica Chico.
Gabi tem 38 anos e é dos atletas que mais golos aponta. O médio fez a formação no Sporting, com atletas como Boa Morte e Simão Sabrosa. Foi aposta de Jesualdo Ferreira para a I Liga. Ao lado de Cajú e Paulo Santos marcou os melhores anos do FC Alverca nesse escalão (11º lugar). Mas apesar de um início promissor, acabou por cair nas distritais e como muitos outros não voltou a pisar relvados do 1º escalão.
Gabi está a jogar no clube há cerca de quatro temporadas e tem sido a família do Vialonga que o tem impedido de pendurar as botas. No entanto o atleta já afirmou que este é a última época, de forma a dar mais atenção aos dois filhos, de 3 e 7 anos. “A rapaziada pediu-me para continuar, mas está mesmo confirmado que esta será a minha última época. O Vialonga foi dos clubes que mais me acarinhou, começamos a gostar do sítio, do clube e ajudar os miúdos é sempre bom. Criamos aqui uma família. Nos últimos quatro anos o plantel tem sido sempre o mesmo. Aos sábados quando não há jogos, combinamos entre nós e vimos para o campo fazer uma peladinha”, diz Gabriel que fora do mundo da bola trabalha como encarregado de limpeza na OGMA.

Vialonga aposta na subida de divisão

Mais Notícias

    A carregar...