uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Calor é suspeito de matar peixes numa lagoa em Foros de Almada

Calor é suspeito de matar peixes numa lagoa em Foros de Almada

Centenas de peixes apareceram mortos na última semana numa lagoa no concelho de Benavente. Moradores desconfiaram de descargas poluentes mas os primeiros indícios fazem as autoridades acreditar em causas naturais.

A morte de centenas de peixes na lagoa de Foros de Almada, freguesia de Santo Estêvão, concelho de Benavente, na quinta-feira, 8 de Setembro, pode estar relacionada com a forte onda de calor que atingiu a zona nos dias anteriores e não com descargas poluentes, como inicialmente se pensou.
Essa é a primeira tese dos técnicos que estão a analisar o caso e que acreditam tratar-se de um fenómeno de morte natural causado por um processo de eutrofização, relativamente comum em lagoas pequenas como a de Foros de Almada, que consiste numa grande concentração de nutrientes, especialmente azoto e fósforo nos dias de calor, que leva a uma multiplicação de algas e bactérias que, ao se decomporem, provocam anóxia - falta de oxigénio na água - que leva à morte dos peixes.
Fonte ligada ao processo explica que a cor turva e escura da água da lagoa de Foros de Almada é um indicador desse processo. Mas como a água emanava um cheiro intenso vários peixes foram recolhidos do local e enviados para análise.
“A câmara tem estado a acompanhar de perto esta situação e reportou de imediato o caso à Agência Portuguesa do Ambiente e à Direcção Regional de Agricultura. Não há unidades fabris na zona por isso é pouco provável que se trate de descargas poluentes e do que me informaram, numa primeira análise, a morte dos peixes ficou a dever-se às elevadas temperaturas. Mas também não se afasta a outra hipótese, as análises revelarão o que se passou”, explica a
O MIRANTE Carlos Coutinho, presidente da Câmara de Benavente.
A somar ao problema está o facto da comunidade de peixes se ter reproduzido bastante. “Esta não é a primeira vez que acontece um episódio semelhante no local. Há cerca de dez anos passou-se uma situação ainda mais grave que esta”, recorda o autarca.
A zona da lagoa é privada mas tratando-se de um espaço e com areia é bastante frequentada pela população e por pescadores. O cheiro nauseabundo provocado pela decomposição dos peixes, que se acumularam nas margens, gerou críticas de vários moradores mas o município já esteve no local a recolher os peixes e o problema está ultrapassado.
António Gaspar, morador em Foros de Almada, é pescador e chegou a integrar os quadros da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva. Vê com tristeza a matança. “Há um sentimento de tristeza completa. Não sabemos o que se passou aqui mas há um grande desleixo das pessoas que deviam ter outro civismo a usar este espaço, deixam o lixo no chão e na lagoa, plásticos, vidros e outros materiais que degradam a natureza e pioram o cenário”, lamenta a
O MIRANTE.

Calor é suspeito de matar peixes numa lagoa em Foros de Almada

Mais Notícias

    A carregar...