uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Educação custa seis milhões de euros ao orçamento de Vila Franca de Xira

Educação custa seis milhões de euros ao orçamento de Vila Franca de Xira

Investimento é para ser concretizado ao longo deste ano lectivo

Este ano lectivo a Câmara de Vila Franca de Xira pretende investir seis milhões de euros na educação e nas escolas que são da sua competência - jardins de infância e escolas do primeiro ciclo. Além dos investimentos em novas escolas - Sobralinho e Vialonga - os custos reportam-se a manutenção de espaços escolares, remuneração do pessoal não docente dos jardins de infância da rede pública, transportes, acção social escolar, oferta de manuais escolares e promoção de actividades de enriquecimento curricular.
Só nas refeições está previsto um gasto de 1,5 milhões de euros no fornecimento de comida para 4380 alunos de todo o concelho, a que acrescem 300 mil euros em transportes escolares e apoio a visitas de estudo e 400 mil euros em obras de manutenção, como aconteceu recentemente na escola básica de Povos e no jardim de infância nº1 de Alverca.
A educação tem sido a área a merecer maior investimento do orçamento municipal. Os números surgem no arranque de mais um ano lectivo e a poucos dias da cerimónia de inauguração da nova escola básica nº2 de Vialonga, prevista para dia 15 de Setembro, já depois do fecho desta edição. Essa obra custou 2,1 milhões de euros à autarquia. Apesar de ser um trabalho previsto para quatro anos, o município acabou por cumprir em metade desse tempo a total remoção das coberturas de fibrocimento nas suas escolas, coberturas que continham amianto, um material cancerígeno.
Este ano lectivo os manuais escolares voltam a ser oferecidos aos alunos de famílias socialmente mais vulneráveis, que frequentem do 1º ao 3º ano do primeiro ciclo. Recentemente, recorde-se, a maioria das escolas da responsabilidade do Ministério da Educação - sobretudo as secundárias - foram notícia por não se encontrarem nas melhores condições para arrancarem o ano lectivo: a maioria com mais alunos do que aquilo que deviam e algumas com obras deixadas a meio ou em avançado estado de degradação.

Educação custa seis milhões de euros ao orçamento de Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...