uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Politécnicos da região com pouca procura

Politécnicos da região com pouca procura

Primeira fase de acesso ao ensino superior deixou cerca de metade das vagas por preencher em Santarém e dois terços em Tomar. Mas os resultados são díspares. Há cursos com todas as vagas ocupadas e outros sem qualquer candidatura.

Das 1024 vagas que o Instituto Politécnico de Santarém colocou a concurso na primeira fase de acesso ao ensino superior, um pouco mais de metade (525) foram preenchidas. No Instituto Politécnico de Tomar, das 477 vagas existentes, sobram para a segunda fase 329, tendo sido ocupadas apenas 146, menos de um terço do universo total.
De realçar nesta primeira fase que três cursos de licenciatura de escolas do Politécnico de Santarém ficaram com a totalidade das vagas preenchidas: Desporto, Condição Física e Saúde (Escola Superior de Desporto de Rio Maior); Marketing e Publicidade (Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém); e Enfermagem (Escola Superior de Saúde de Santarém).
No plano oposto, há outros cursos nos dois politécnicos da região que não tiveram nenhum candidato colocado, nomeadamente: Agronomia (regime pós-laboral) da Escola Superior Agrária de Santarém; Gestão de Empresas (regime pós-laboral) da Escola Superior de Gestão de Santarém; Contabilidade (Escola Superior de Gestão de Tomar); Construção e Reabilitação (Escola Superior de Tecnologia de Tomar); Tecnologias de Informação e Comunicação (Escola Superior de Tecnologia de Abrantes).
Em termos gerais, para além do pleno feito pela Escola Superior de Saúde de Santarém, que tem esgotadas as 80 vagas da sua única licenciatura, a Escola Superior de Desporto de Rio Maior volta a ser a que tem melhor desempenho na região, pois das 263 vagas para os seus cursos conseguiu preencher 190 na primeira fase.
Já a Escola Superior Agrária de Santarém foi a que teve menos candidatos colocados, apenas 22 para 212 vagas. As escolas do Politécnico de Tomar também tiveram pouca procura: a de Gestão teve 44 colocações para 129 vagas, a de Tecnologia teve 68 colocados para 233 vagas e a ESTA de Abrantes teve 36 colocados para 115 vagas.

Politécnicos da região com pouca procura

Mais Notícias

    A carregar...