uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Por uma melhor qualidade de vida dos animais

Por uma melhor qualidade de vida dos animais

Como grupo de Medicina Veterinária e neste nosso dia (4 de Outubro) fazemos um apelo a uma maior sensibilidade e dedicação à qualidade de vida dos animais.

Edição de 29.09.2016 | Especial Dia do Animal

Dia 4 de Outubro é o Dia de S. Francisco de Assis, santo protector dos animais, Dia do Médico Veterinário e Dia dos Animais. Falar sobre os animais é não esquecer os humanos pois sempre existiu uma ligação e uma vida em comum de milhares de anos, com a entreajuda de todos os animais domesticados.
A civilização cresceu e com ela aumentou a ligação Homem/Animal, a ponto de cães e gatos (aqueles que mais se aproximam do Humano) o acompanharem na sua morte ou seja na sua viagem para o Além.
O antigo Egipto tinha leis de protecção para os gatos e muitos foram encontrados em túmulos. Na época medieval o cão foi muitas vezes representado aos pés do seu tutor sempre como símbolo de fidelidade (fiel servidor do seu rei ou instituição e fiel no casamento).
Foi nos séculos XVII e XVIII que se iniciou a concepção que hoje existe sobre o animal de companhia. Esta situação surge nas pessoas da corte ou a ela ligadas; nos conventos e mosteiros onde animais de companhia eram muito bem tratados e acarinhados. Enquanto isto se passava na classe burguesa e clero, nas ruas de Lisboa havia milhares de cães vadios que se alimentavam de imundices e lixo caseiro que eram lançados directamente para a rua.
A Sociedade Protectora de Animais foi criada em Portugal em 1875 tomando a iniciativa de recolher e proteger animais abandonados bem como sugerir regulamentação para a vida e recolha dos mesmos.
Assim sendo os animais domésticos e em particular o cão e o gato que sempre conviveram connosco neste mundo desigual lutando sempre pela nossa vivência e sobrevivência sem qualquer exigência, merecem uma atenção e um carinho especial pela sua fidelidade.
Como grupo de Medicina Veterinária e neste nosso dia (4 de Outubro) fazemos um apelo a uma maior sensibilidade e dedicação à qualidade de vida dos animais.
Por uma melhor qualidade de vida dos animais, nossos amigos.
João Cláudio
Director Clínico da Clínica Veterinária São Francisco de Assis

Por uma melhor qualidade de vida dos animais

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...