uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Degradação de jardim de Alverca desagrada a moradores e autarcas

Degradação de jardim de Alverca desagrada a moradores e autarcas

Espaço deverá receber em breve novos equipamentos e mobiliário urbano

O jardim José Álvaro Vidal, o principal espaço verde do centro da cidade de Alverca, está muito degradado e os autarcas locais e a população exigem que o espaço seja olhado e tratado com mais respeito.
Espaços com mato por cortar, falta de relva em bastantes locais, caminhos por requalificar e canteiros sem flores, juntamente com mobiliário urbano que dá mostras de degradação, são alguns dos problemas apontados pelos utilizadores que lamentam não haver uma requalificação de fundo no local.
A manutenção do jardim é da responsabilidade da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e até tem sido alvo de algumas intervenções de melhoria, uma delas no âmbito do orçamento participativo que requalificou os espelhos de água ali existentes, mas claramente há ainda muito a fazer. “As pessoas continuam a vir cá porque é o único espaço verde aqui nas proximidades senão ninguém vinha para aqui”, critica Anabela Oliveira, moradora.
O assunto foi também abordado na última sessão da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira. “O jardim está num estado lastimoso. É triste e lamentável ver aquilo naquele estado. Os caminhos estão muito degradados, não há relva, não há um local onde as crianças possam brincar. Apesar da sua má qualidade é um espaço muito frequentado”, criticou Carlos Braga, eleito da CDU. Também Raúl Sanches, da Coligação Novo Rumo, liderada pelo PSD, lamentou “a degradação do espaço” e o vandalismo e destruição do parque infantil que ali existia.
O presidente da câmara, Alberto Mesquita (PS), reconhece que há aspectos a melhorar e “algumas questões por resolver” naquele jardim. Mas foi Fernando Paulo Ferreira, o seu vice-presidente, a prometer melhorias para breve. “O jardim não tem, sob o ponto de vista da sua morfologia, desenho e estruturação, nada a ver com o que são hoje espaços verdes e parques urbanos adaptados à fruição das pessoas. O jardim apresenta um conjunto de desafios que têm de ser resolvidos. É preciso intervir num parque que não está adaptado ao que as pessoas pretendem dos espaços públicos. Estamos a tentar colocar novo mobiliário urbano e novos brinquedos naquele parque”, garantiu.

Degradação de jardim de Alverca desagrada a moradores e autarcas

Mais Notícias

    A carregar...