uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Grupo peruano compra Atral Cipan e promete investimentos

Grupo peruano compra Atral Cipan e promete investimentos

Sindicato teme que operação possa levar à liquidação da empresa. Grupo industrial presente na Vala do Carregado foi fundado nos anos 60 e mantém ligações ao Peru desde 1965.

A farmacêutica Atral, que tem fábrica na Vala do Carregado, Vila Franca de Xira, foi adquirida este mês de Setembro pelo grupo peruano Medifarma. A situação não apanhou de surpresa os cerca de 120 trabalhadores daquela unidade, que já acompanhavam as negociações em curso e que assistiram, no final do Verão, à visita dos administradores da Medifarma às instalações. Os valores do negócio não foram revelados.
A Atral, empresa que se especializou na produção de medicamentos e em particular antibióticos, assumiu dificuldades financeiras em 2014 que levaram ao despedimento colectivo de cerca de 60 funcionários. Alguns foram entretanto readmitidos ao abrigo de empresas de contrato temporário, explica o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente (SITE).
A O MIRANTE João Silveira, dirigente daquela estrutura sindical, mostra-se preocupado face ao futuro da empresa. “É mais uma empresa a ser comprada e isso causa-nos preocupação. Há outros casos no concelho em que os grupos estrangeiros compraram as empresas para depois as liquidarem no futuro, esperamos que não seja o caso”, revela. O dirigente garante que o sindicato vai acompanhar de perto a situação e garante que, para já, não há “nada de preocupante ou fora do normal” a afectar os trabalhadores da empresa e que o clima é de estabilidade.
Ao longo do negócio a empresa foi mantendo o município ao corrente da situação e Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, assegura ter ficado com uma impressão “muito positiva” da visita dos responsáveis da Medifarma à fábrica da Vala do Carregado. Segundo o autarca, houve um alegado compromisso de manter os investimentos naquela unidade e até reforçá-los, já que a fábrica precisa de se modernizar.
Alberto Mesquita explica que a garantia dada ao município passava “não apenas pela manutenção dos postos de trabalho” como, também, pela expectativa de criação de novas vagas de emprego no futuro.

Grupo peruano compra Atral Cipan e promete investimentos

Mais Notícias

    A carregar...