uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Junta de Vila Franca de Xira critica e denuncia quem alimenta animais abandonados

Junta de Vila Franca de Xira critica e denuncia quem alimenta animais abandonados

Vários moradores estão indignados e já está a decorrer um abaixo-assinado. As queixas espalharam-se pelas redes sociais e na última assembleia municipal o presidente da junta, Mário Calado, pediu ajuda à câmara municipal para que sejam punidos os moradores que alimentam animais na via pública.

A polémica estalou na última semana: a Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, liderada por Mário Calado (CDU), encetou uma ofensiva contra os moradores que alimentam animais abandonados na via pública e está a denunciar os nomes e moradas de quem o faz.
Alimentar animais abandonados na via pública é um delito punível com multa pelo regulamento municipal de espaços exteriores mas como a câmara municipal tem poucos fiscais ainda ninguém foi punido por não o respeitar, desde que o documento foi criado, em Maio de 2013. Face a uma crescente degradação dos espaços exteriores da cidade a cargo da junta de freguesia, esta colocou em vários locais placas apelando ao civismo dos moradores para que estes recolham os dejectos dos cães e que não alimentem animais abandonados na via pública.
A situação não caiu bem em vários moradores e nas redes sociais as queixas estão a multiplicar-se. Na sessão da assembleia municipal de quinta-feira, 22 de Setembro, Mário Calado sentiu necessidade de justificar a sua acção e pediu ajuda ao município. “Este problema tem de ser abordado com mais frontalidade, seriedade, veemência e contundência. É completamente impossível suportar esta situação por mais tempo. Há pessoas com queixas particulares que todos os dias chegam à junta. O regulamento é muito incipiente e a junta só o quer fazer cumprir”, lembrou.
O autarca critica os “devaneios” que estão a acontecer por parte de vários moradores nas redes sociais e acusa a câmara de ter uma fiscalização inexistente. “Há regulamentos mas não há consequências, as pessoas não sofrem nada. Em relação a alguns casos a junta já denunciou os prevaricadores, pessoas que deixam os sacos ostensivamente fora dos contentores. Até dissemos quem era e onde morava a pessoa. Os locais em Vila Franca de Xira onde se alimentam animais abandonados estão identificados e quem são as pessoas que o fazem. Temos de passar à acção e fazer valer os regulamentos que existem”, criticou.
Querem alimentar os gatos? Levem-nos para casa
Mário Calado diz que não tem nada contra os animais e que se as pessoas querem alimentar um gato ou cão na rua “então levem-no para casa” e confessou que “o maior desgosto” que leva do mandato é “o comportamento cívico dos donos dos cães” que não limpam a sujidade que deixam para trás.
O presidente da câmara, apesar de várias divergências com Mário Calado nos últimos meses, mostrou-se solidário com o autarca. Alberto Mesquita (PS) já tinha apontado a comida deixada nas ruas como um dos grandes culpados pelas pragas de ratos e baratas que têm acometido o concelho recentemente. “Estou consigo naquilo que são as iniciativas tendentes a sensibilizar a população para que este estado de coisas tenha uma dimensão menor. Os regulamentos podem ser um instrumento importante mas temos de ter fiscalização mais actuante. E isso não é fácil, temos um território vasto, o número de fiscais que temos são o que são apesar de termos renovado e aberto concursos. Mas não há capacidade para ter um fiscal para cada prevaricação se as pessoas não tiverem uma cultura cívica adequada”, defende.

Junta de Vila Franca de Xira critica e denuncia quem alimenta animais abandonados

Mais Notícias

    A carregar...