Santarém saiu à rua e visitou monumentos e igrejas
“Abraço Cultural” realizou-se na cidade para assinalar Jornadas Europeias do Património
A zona junto ao coreto do Jardim da República, em Santarém, estava à pinha na noite de sexta-feira, 23 de Setembro. Largas centenas de pessoas saíram de casa e participaram na iniciativa “Abraço Cultural”, uma caminhada nocturna realizada no âmbito das Jornadas Europeias do Património. A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes de Almeida, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, e o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, fizeram questão de marcar presença no evento.
Ana Mendes de Almeida destacou a grande adesão da população à iniciativa e realçou que o turismo é o futuro para Portugal e que todos somos importantes para desenvolver essa estratégia de aposta no turismo. Após os discursos iniciais, Susana Pita Soares, vice-presidente da Câmara de Santarém, que organizou o evento em parceria com o grupo de corrida pacemakers, deu o sinal de partida para uma jornada cultural que se prolongou noite dentro.
A primeira visita foi ao Convento de São Francisco, seguindo-se o Convento de Santa Clara. João Francisco tem 10 anos e aguardava na fila, que caminhava em passo lento, para visitar pela primeira vez o Convento de Santa Clara. Segurava na mão da sua mãe e não escondia o entusiasmo.
Mais ao lado Jorge Ferreira ia conversando com os amigos enquanto esperava pela sua vez. “Esta é uma iniciativa muito interessante que deveria acontecer mais vezes. É uma pena que os monumentos e igrejas da cidade estejam abertos apenas durante o horário em que a maioria das pessoas trabalha. Deveriam abrir ao público durante a noite mais vezes. Aposto que se for bem divulgado, como esta iniciativa foi, muitos turistas virão”, afirmou.
O trajecto foi sempre feito a pé e a Igreja da Piedade foi o próximo local de visita. À porta estava o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, que apesar de estar a gozar uns dias de licença de paternidade fez questão de apoiar a iniciativa. Foi muito solicitado por amigos, conhecidos e populares que fizeram questão de lhe dar os parabéns pelo nascimento do Afonso, dois dias antes.
A jornada prosseguiu pelo Museu Diocesano, Catedral, Igreja do Milagre, Casa-Museu Braamcamp Freire, Igreja da Misericórdia, Igreja de Marvila, Igreja da Graça, Casa do Brasil, Igreja de São João Alporão, Torres das Cabaças, Fundação Passos Canavarro, Igreja de Alcáçova e Jardim das Portas-do-Sol.