uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festival Nacional de Gastronomia dedicado aos sabores do mar

Festival Nacional de Gastronomia dedicado aos sabores do mar

O mais antigo evento dedicado à cozinha portuguesa decorre na Casa do Campino, em Santarém, de 21 de Outubro a 1 de Novembro.

O Festival Nacional de Gastronomia (FNG) regressa a Santarém de 21 de Outubro a 1 de Novembro e nesta 36ª edição é dedicado aos “sabores do mar português”. Mantendo o formato mais reduzido iniciado há dois anos - 12 dias ao invés dos 17 - o evento organizado pela Viver Santarém e pela Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo, conta com a parceria do Ministério do Mar e da Secretaria de Estado das Pescas para uma programação diária dedicada aos produtos “emblemáticos” do Atlântico trazidos por nove municípios convidados.
Nas antigas cavalariças da Casa do Campino vão estar 12 tasquinhas tradicionais e, nos claustros, repete-se este ano a experiência iniciada em 2015, que a organização designou por “restaurante Lucky 13”, em que 18 jovens chefes cozinheiros são convidados a apresentar nove jantares, numa “abordagem contemporânea” da “base tradicional” da culinária nacional, para uma lotação limitada de 50 pessoas com um custo unitário de 35 euros.
A apresentação do festival aconteceu na sexta-feira, 7 de Outubro, na cozinha do refeitório jesuíta do Seminário de Santarém, servida pelo chefe escalabitano Gonçalo Costa, Jovem Talento 2008, que, regressado de São Paulo (Brasil), se prepara para abrir um restaurante em Santarém.
Luís Farinha, vereador da Câmara de Santarém com o pelouro do Turismo, apontou o surgimento na cidade de vários restaurantes com assinatura de jovens chefes como resultado da qualificação da oferta gastronómica que tem sido impulsionada pelo FNG e que faz “ponte com o turismo”, por ser factor de atracção de visitantes, sobretudo da Grande Lisboa.
A aposta do município na gastronomia como um dos vectores estratégicos de desenvolvimento do concelho (aliado à agricultura e agro-indústria, à cultura, ao turismo e à educação), passará pela criação do Observatório Gastronómico nas instalações da antiga Escola Prática de Cavalaria, projecto com candidatura a fundos comunitários já aprovada e com colaboração do gastrónomo e investigador Armando Fernandes e que será formalmente apresentado durante o FNG.
Na edição deste ano do festival, aos produtos do mar juntam-se, nos dias temáticos, degustações enogastronómicas, demonstrações de cozinha, ‘workshops’, cursos e provas de vinho. O bilhete de entrada no festival, que tem um custo de dois euros, tem associada uma oferta turística, que começou por ser, em 2014, uma entrada gratuita no premiado Museu Diocesano de Santarém, inaugurado nesse ano, e passou, desde 2015, a dar direito a uma visita guiada à cidade.
O III Salão dos Vinhos, com provas e mostras, “que evidenciam a qualidade e a diversidade dos vinhos portugueses, de norte a sul do país”, volta a coincidir com o FNG.

Festival Nacional de Gastronomia dedicado aos sabores do mar

Mais Notícias

    A carregar...