uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Dia Mundial do Animal assinalado em Santarém

Dia Mundial do Animal assinalado em Santarém

Canil e gatil municipal receberam visita de crianças. Comemorações prolongam-se pelo mês de Outubro.

O Município de Santarém convidou no dia 4 de Outubro uma centena de alunos da escola do 1º ciclo do Vale de Santarém e do Centro Escolar Salgueiro Maia para visitarem as instalações do canil/gatil municipal, da ASPA - Associação Scalabitana de Protecção Animal e para conhecerem a Pravi - Núcleo de Santarém. A iniciativa visou assinalar o Dia Mundial do Animal.
As crianças tiveram oportunidade de passar uma manhã diferente de interacção com os animais. À guarda do canil e gatil, situado próximo da zona industrial de Santarém, estão 225 cães e gatos aguardando uma eventual adopção. A empresa Naturea Petfoods associou-se às comemorações com a oferta de duas toneladas de ração para cães e gatos, que será distribuída pelo canil/gatil municipal e pela ASPA.
Na ocasião a ASPA inaugurou uma sala de recobro para os animais, necessidade há muito identificada e a que foi atribuído o nome dos veterinários Francisco Marçal Grilo (veterinário municipal) e Rodrigo Dias, pelo reconhecimento da cooperação que existe entre o canil/gatil e a ASPA. A associação anunciou ainda que está a construir um novo gatil, que estará a funcionar em breve.
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, a vereadora Inês Barroso e o presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Carlos Marçal, acompanharam as crianças durante toda a visita.
As comemorações do Dia Mundial do Animal vão continuar ao longo de Outubro. No dia 15 as instalações do canil/gatil municipal e da ASPA vão estar abertas à população entre as 10h00 e as 18h00, com actividades dinamizadas em colaboração da PRAVI - Núcleo de Santarém, para divulgação dos espaços, sensibilização para a adopção de animais e informação para a necessidade de protecção dos animais.
No dia 19 de Outubro, pelas 18h00, no 2.º piso do centro comercial W Shopping, decorre uma sessão de esclarecimento com o tema “Os Animais e os Donos: Direitos e Deveres” organizada pela Câmara de Santarém, União de Freguesias da Cidade de Santarém, Polícia de Segurança Pública e W Shopping. O objectivo é esclarecer as dúvidas de quem tem um animal de estimação, relativas ao que a lei prevê (registo, licenças e seguros, o uso da coleira, a vacinação e os cuidados de saúde).

Dia Mundial do Animal assinalado em Santarém

Mais Notícias

    A carregar...