uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Um pavilhão é o grande sonho da Associação Recreativa de Casais de Baixo

Um pavilhão é o grande sonho da Associação Recreativa de Casais de Baixo

Colectividade ajuda a dar alguma vida à pequena aldeia do concelho de Azambuja

A Associação Recreativa de Casais de Baixo, no concelho de Azambuja, tem o objectivo de construir um pavilhão que sirva não só a colectividade mas também toda a comunidade. Esta é a principal meta de José Rocha, que voltou à presidência da agremiação após a anterior direcção ter perdido as secções de Kempo e Motocross Todo-o-Terreno devido a conflitos com os responsáveis das modalidades.
Neste momento a colectividade compete apenas no torneio AZB Fairplay, prova amadora de futebol 7 do concelho de Azambuja. “Nós jogamos num campo de terra. Se o terreno fosse nosso estava cimentado, mas como não é temos de respeitar o dono. Pretendemos falar com os responsáveis e entregar o campo de futebol 11, que é da colectividade, e ficarmos com este campo, para aí fazermos um pavilhão gimnodesportivo. A ideia é que o pavilhão sirva também para a prática do hóquei, pois há muitos jovens da aldeia que praticam a modalidade. Se encontrarmos um treinador que desenvolva a modalidade, seguimos para a frente, tornamo-nos federados e aí assumimos a ajuda da Câmara Municipal de Azambuja, pois com atletas federados estamos a desenvolver a modalidade”, refere José Rocha.
A associação celebrou 41 anos no domingo, 22 de Outubro, com um almoço na sede do clube. O vereador Herculano Valada Martins esteve em representação do presidente de câmara Luís de Sousa (PS) e louvou o trabalho feito pela colectividade numa terra tão pequena. No entanto indicou que em Azambuja existe um número elevado de associações que acabam por ser um problema para as juntas e município.
“A câmara tenta entregar os subsídios de forma igual para todos, mas temos um problema no concelho que é o grande número de colectividades. Por vezes podia-se agregar associações, mas o que acontece é que cada um tem uma colectividade. Isso acaba por ser um problema para as juntas de freguesia e câmara municipal e que devia ser repensado”, referiu o autarca.
Uma das secções que mais visibilidade dava à associação era o Motocross, no entanto problemas internos no anterior mandato levaram à saída do Motocross para Casais dos Britos, aldeia vizinha. “Eu deixo-lhes a porta aberta. Na altura que cá estavam, fez-se uma pista com a ajuda da Câmara Municipal de Azambuja, que agora está cheia de canas, pela falta de uso. A câmara cedeu-nos gratuitamente máquinas para a limpeza da pista. Neste momento estão em Casais dos Britos e dizem que não mudam de local só porque há um novo presidente. Quanto ao Kempo, já falei com o mestre e alguns atletas voltaram a treinar nas nossas instalações, já que onde estão [na Azambuja] não têm as mesmas condições que nós, que oferecemos ginásio”, diz José Rocha.

Um pavilhão é o grande sonho da Associação Recreativa de Casais de Baixo

Mais Notícias

    A carregar...