uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Crianças aprendem a importância da higiene oral com a CLINICALM

Crianças aprendem a importância da higiene oral com a CLINICALM

A CLINICALM - Clínica Médica e Dentária, com sede em Almeirim, acredita na intervenção precoce e que os bons hábitos de saúde oral devem começar o mais cedo possível.

A CLINICALM - Clínica Médica e Dentária, com sede em Almeirim, acredita na intervenção precoce e que os bons hábitos de saúde oral devem começar o mais cedo possível. Desta forma, e como já é hábito desde 2008 as crianças do Instituto Conde Sobral com idades compreendidas entre os 4 e 6 anos, foram convidadas a participar numa visita didáctica ao médico dentista.
Nesta fase do desenvolvimento a maioria das crianças já apresenta dentição mista, sendo muito importante aprender a cuidar dos dentes definitivos que aí vêm. Mais uma vez a CLINICALM procurou ir ao encontro das necessidades das crianças, alertando-as para a importância de manter uma boa higiene oral.
Apesar do tema da higiene oral ser bastante debatido, persistem ainda algumas lacunas relativamente à técnica de escovagem correcta e a importância do fio dentário. Por este motivo, a CLINICALM desenvolve estas iniciativas anualmente em colaboração com diversas escolas, creches e infantários.
As actividades este ano decorrem ao longo do mês de Outubro e a CLINICALM contou com a presença de 150 crianças. A acção iniciou-se com o visionamento do filme “Dr. Dentolas e os defensores dos dentes”. Este filme explica de forma didáctica a importância da saúde oral na saúde geral, apresenta as doenças orais mais comuns, entre as quais a cárie e a gengivite, fala sobre o impacto dos hábitos alimentares na saúde oral e por fim explica como deve ser feita a higiene oral.
Após o visionamento do filme as crianças foram convidadas a brincar aos dentistas e aos pacientes. Todos tiveram a oportunidade de experimentar a cadeira do dentista, colocar a máscara e usar o espelho para observar a cavidade oral.
A Drª Inês Carvalho e a Drª Rita Carreira colaboraram na observação clínica avaliando a presença de cáries ou outras alterações na cavidade oral, nomeadamente, mordidas incorrectas quando os maxilares não se relacionam de forma normal.
Foi explicado que as crianças devem evitar os doces e refrigerantes e quando os comerem em dias de festa, devem lavar os dentes de seguida. No final da visita foram distribuídos folhetos informativos e um desenho para colorir com um quadro para preencher de acordo com as escovagens realizadas diariamente.
A CLINICALM acredita que a apostar na prevenção e consciencializar a população para os cuidados com a saúde oral é fundamental. Assim, tem como objectivo oferecer uma alternativa de qualidade no que respeita à medicina dentária e salienta a importância de estar alerta para alterações da mordida ou de fala das crianças e visitar um médico dentista duas vezes por ano.
A CLINICALM fica no Largo General Guerra nº 18 em almeirim e pode ser contactada através dos seguintes números de telefone: 243509107/8/9, 915 607 916 ou 938 474 924.

Crianças aprendem a importância da higiene oral com a CLINICALM

Mais Notícias

    A carregar...