uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Encontrado suspeito das brutais agressões junto aos Bombeiros de Alpiarça

Encontrado suspeito das brutais agressões junto aos Bombeiros de Alpiarça

Jovem de 21 anos está acusado de crime grave que deixou José Dias incapacitado

A Polícia Judiciária encontrou o suspeito das agressões brutais a José Dias, à porta do bar da Filarmónica, junto aos bombeiros municipais de Alpiarça. O arguido é um jovem de 21 anos, natural de Alpiarça, de nome André, que vai começar a ser julgado no próximo ano por um crime de ofensas à integridade física grave qualificada, que é punido com prisão de três a 12 anos. O Ministério Público acusa o jovem de ter desferido murros e pontapés na vítima, sem motivo que não o de “gozo pessoal”, acrescentando que este bem sabia que poderia colocar em perigo a vida de José Dias e afectar-lhe gravemente as suas faculdades cognitivas e emocionais.
José Dias sofreu lesões ao nível do crânio e esteve 22 dias em coma, tendo ficado bastante afectado, ao ponto de não ter condições para poder trabalhar. As sequelas graves implicam que este não possa passar muito tempo sozinho, porque tem dificuldades de raciocínio. Num relatório do Hospital de Santarém refere-se que este precisa de supervisão e tem dependência parcial na higiene, apresentando um elevado risco de queda quando caminha.
O caso remonta a 1 de Agosto do ano passado. José Dias esteve no bar da sociedade filarmónica a assistir a um jogo de futebol e foi encontrado inanimado cerca das 22h30, quando decorria uma festa no estabelecimento. Na altura a vítima foi socorrida pelos bombeiros municipais, que não comunicaram a situação à GNR. Por este motivo o Ministério Público abriu uma investigação paralela para se apurar se houve uma situação de favorecimento.
Recorde-se que o posto da Guarda só começou a fazer diligências quando teve conhecimento do caso, uma semana após as agressões, tendo posteriormente o caso passado para a alçada da Judiciária. O comando dos bombeiros chegou a abrir um inquérito interno, que concluiu não ter havido falhas relativamente aos procedimentos de socorro.
José Dias, 47 anos, trabalhava na fábrica Monliz, na zona industrial da vila. Depois desta situação e da incapacidade para executar qualquer trabalho, a família da vítima está a passar por grandes dificuldades. Situação agravada pelo facto de o filho da vítima, de oito anos, ter diabetes.

Encontrado suspeito das brutais agressões junto aos Bombeiros de Alpiarça

Mais Notícias

    A carregar...