uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Pais reclamam melhores condições em escola de Vialonga

Pais reclamam melhores condições em escola de Vialonga

Escola da Quinta da Dona Cândida tem décadas de uso. Alguns funcionários admitem que a escola venha a encerrar num dos próximos anos lectivos.

Alguns pais de alunos da Escola Básica nº1, Pólo 2 de Vialonga, conhecida por escola da Quinta da Dona Cândida, no concelho de Vila Franca de Xira, estão descontentes com as condições da escola e não escondem o desejo de ver os filhos a ter aulas noutros equipamentos com mais qualidade.
As queixas não são de agora mas têm-se intensificado nos últimos meses, inclusive na câmara municipal, com Ana Lídia Cardoso, professora e vereadora da CDU, a alertar para o facto da escola estar sem telefone desde o final do ano lectivo, isto sem contar com falta de cadeiras para todos os alunos do apoio escolar. Alguns pais, escutados por O MIRANTE, lamentam também a falta de aquecimento, a exiguidade das instalações e o facto de o material já se encontrar demasiado velho devido a décadas de uso.
A escola é uma das mais antigas da freguesia e tem cerca de duas dezenas de alunos. Alguns funcionários admitem que a escola, “mais ano menos ano”, pode vir a encerrar portas e os jovens serem deslocados para outras escolas mais modernas da freguesia. Quem ali trabalha diz que há problemas mas que são “pontuais” e que decorrem dos muitos anos de utilização do equipamento. Além disso o município, que é o responsável pela escola, também tem estado atento e feito as intervenções necessárias para dar dignidade aos jovens que ali têm aulas. Situação que ficou entretanto resolvida.
Fernando Paulo Ferreira, vice-presidente do município e vereador com o pelouro da educação, garante que já instruiu os serviços municipais para se deslocarem à escola e verem o que se está a passar com a questão dos telefones e da falta de bancos.
“Não é que os miúdos não possam ter aulas ali, é claro que podem, mas ficamos um bocadinho tristes por vermos que estão numa escola bastante velha, em que tudo é velho, que até há três anos funcionava em contentores e só gostávamos de ver aqui algumas obras que melhorassem o aspecto da escola. Ou então que metam os miúdos noutra escola melhor”, refere Lídia Monteiro, familiar de uma das crianças.

Pais reclamam melhores condições em escola de Vialonga

Mais Notícias

    A carregar...