uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

AIP coloca empreendedores portugueses a estagiar em empresas europeias

O Erasmus para Jovens Empreendedores vai ter continuidade no próximo ano

Desde o início do ano vários empreendedores portugueses receberam bolsas de apoio para realizarem estágios em diversas empresas europeias. Por outro lado, também muitas empresas portuguesas acolheram empreendedores oriundos de diversos países da Europa. Este intercâmbio resulta do trabalho da AIP, enquanto ponto de contacto do programa Erasmus para Jovens Empreendedores, que se irá prolongar durante o ano de 2017.
No anterior ciclo, este intercâmbio envolveu a nível europeu mais de 1000 empreendedores, número que tem vindo a crescer devido à maturidade do programa e ao trabalho desenvolvido pelos pontos de contacto.
O programa ajuda os empreendedores europeus que pretendam criar o seu próprio negócio a adquirir as competências necessárias para iniciar e/ou gerir com sucesso um pequeno negócio na Europa. Os novos empreendedores reúnem-se e trocam conhecimentos e ideias de negócio com um empreendedor experiente, com quem ficam e colaboram por um período de 1 a 6 meses. A estadia é parcialmente financiada pela Comissão Europeia.
Trata-se de um programa transfronteiriço que dá aos novos empreendedores, ou aos que pretendem sê-lo, a oportunidade de adquirirem novos conhecimentos e novas experiências de gestão junto de empreendedores experientes, num outro país participante no programa.
O novo empreendedor beneficia da formação on-the-job numa pequena ou média empresa sediada num país participante no programa. Este facto facilita o sucesso do arranque do seu negócio ou o fortalecimento do seu novo projecto. O novo empreendedor poderá também tirar partido do acesso a novos mercados, da cooperação internacional e do potencial de colaboração com parceiros de negócio no estrangeiro.
O empreendedor de acolhimento, poderá beneficiar de novas ideias sobre o seu negócio, vindas de um jovem empreendedor motivado. A maioria dos empreendedores apreciaram a experiência e decidiu acolher posteriormente outros novos empreendedores.

Mais Notícias

    A carregar...