uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Sequestro libertador

Vivemos num mundo em que tudo parece estar bem mas que pequenos episódios quotidianos nos trazem uma realidade patologicamente preocupante.

Quando uma Opinião à quinta-feira é publicada em O MIRANTE é conveniente que, pelo menos, a “inspiração” de outro tema já ande pela cabeça. Há semanas de fartura e alguns escritos potencialmente oportunos e interessantes até se perdem e outras em que o tema falta.
Há pouco no refeitório do edifício da universidade onde trabalho ouvi parte de uma história no mínimo curiosa. Esta juventude, às vezes, deixa-me perplexo. Apesar de não ser nada interessado em conversas alheias era uma hora calma e a proximidade das mesas tornou a coisa incontornável. O diálogo ocorreu entre uma rapariga, talvez com uns trinta anos, e uma outra, provavelmente uns anos mais velha, que parecia ter o papel de boa conselheira. O que me “ligou” à conversa foi claramente a expressão dita pela mais jovem em tom bastante alto e convicto: “foi o sequestro que me libertou”. Um amor impossível (?) terá levado essa rapariga a um episódio rocambolesco, aparentemente questionável, mas claramente apontado como salvador. Pelo que ouvi, essa rapariga mais jovem foi fechada num quarto para evitar males maiores com o tal amor.
Provavelmente um escritor na minha cadeira estaria agora mesmo muito agradecido aos deuses por um excelente argumento para uma magnífica história. Por aqui uma pergunta me chega: o que pode levar uma jovem a aceitar uma situação destas como normal e até mesmo salvadora?
No meu contacto de há anos com a faixa etária universitária tenho, na generalidade, uma opinião positiva dos nossos jovens. Não são melhores nem piores que o resto. Todavia há frequentes episódios e atitudes que me deixam profundamente dececionado e preocupado. É que esta gente que frequenta estes corredores são uma minoria privilegiada que rapidamente vai chegar ao poder, seja ele qual for. Olhando para aqui sabemos, sem erro, qual vai ser o futuro. Sabemos quem vai dirigir o país ou uma empresa. Como resultado de algumas conversas com os meus alunos ao longo dos anos tenho a convicção que eles não têm noção do privilégio em estarem aqui e muito menos da sua responsabilidade. Donde virá a riqueza do país se não for dos recursos humanos qualificados, é a pergunta que muitas vezes lhes deixo.
A esta rapariga obviamente nada disse mas apeteceu-me perguntar-lhe se vale a pena viver num mundo onde tudo vale? Será que os meios justificam sempre o fim? Como é possível alguém aceitar ficar fechada num quarto sem hipótese de poder decidir? Sobretudo considerando que estamos perante uma pessoa que terá formação e normalmente cultura acima da média. Vivemos num mundo em que tudo parece estar bem mas que pequenos episódios quotidianos nos trazem uma realidade patologicamente preocupante.
Carlos Cupeto
Universidade de Évora

Mais Notícias

    A carregar...