uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Um criativo que sabe aproveitar as oportunidades

Um criativo que sabe aproveitar as oportunidades

Galardão Empresa do Ano – Jovem Empresário

David Oliveira, 27 anos, começou a trabalhar na área do design gráfico há quatro anos, logo após ter concluído a licenciatura em Educação e Comunicação Multimédia na Escola Superior de Educação de Santarém. Ainda iniciou um estágio como webdesigner, mas na mesma altura entrou num concurso da Prezi - um software de apresentação alternativo ao powerpoint - que lhe deu a possibilidade de trabalhar com eles. E o jovem aproveitou a oportunidade, optando por colaborar como freelancer na criação de apresentações de empresas em formato digital.
Há dois anos, o jovem nascido no Canadá, onde os pais são emigrantes, decidiu apostar na criação da sua própria empresa, ao constatar que tinha muitos clientes que confiavam no seu trabalho. Nascia assim a Vizual Wizard, que desde Janeiro passado tem instalações no Centro de Inovação Empresarial de Santarém, no antigo quartel da Escola Prática de Cavalaria. Nessa altura David deixou a zona de Torres Novas, onde residia, para se fixar em Santarém.
Solteiro e sem filhos, David é um apaixonado pelas novas tecnologias. O negócio das apresentações tem sido uma aposta ganha e a empresa conta já com a colaboração de dois funcionários. Os clientes são na maioria estrangeiros, muitos deles da Califórnia (Estados Unidos da América), embora também já vá tendo alguns portugueses. Trabalha sobretudo para empresas, num trabalho feito à distância e sem contacto directo com quem encomenda o serviço.
A empresa começou por trabalhar na criação de apresentações de empresas em suporte digital, mas mais recentemente começou também a desenvolver aplicações para smartphones e tablets. A intenção de David Oliveira - que se assume como uma pessoa mais dada à parte técnica, à criação, do que à gestão - é focar-se e especializar-se nessas áreas, não dispersando muito a área de negócios.
Filho de emigrantes, David Oliveira diz que ponderou a possibilidade de emigrar após tirar o curso mas pensou duas vezes, já que o nível de vida em Portugal é mais barato comparativamente com países como o Canadá. E do ponto de vista empresarial tem sido vantajoso exportar o serviço para países com mais poder de compra. Diz que gosta de trabalhar em Portugal e já não pensa muito em sair.
Acrescenta que não teve grandes dificuldades para montar o negócio e fazê-lo crescer, pois o trabalho vai ter com ele. Está satisfeito com a evolução da empresa e o grande desafio, diz, é fazê-la crescer de forma sustentada, sem tropeçar ou pôr em risco o seu futuro. Ter cinco pessoas a trabalhar de forma activa para ele já será um sucesso.

Um criativo que sabe aproveitar as oportunidades

Mais Notícias

    A carregar...