uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Geminações não podem ser só para passear

Geminações não podem ser só para passear

Presidente da Câmara do Cartaxo faz balanço crítico dos acordos e parcerias estabelecidos em anteriores mandatos com cidades estrangeiras, referindo que os cidadãos do seu concelho pouco ou nada viram de concreto que resultasse dessas relações.

A Câmara do Cartaxo recebeu uma comitiva da cidade romena de Pucioasa, uma das cinco com quem a cidade ribatejana está geminada desde 1998 e, questionado por O MIRANTE, o presidente do município admitiu que as geminações ainda são vistas por muitos como pretextos para viagens e visitas que representam gastos financeiros desnecessários. Pedro Ribeiro (PS) defende um modelo integrado com a comunidade para este tipo de protocolos e diz ainda que pouco ou nada tem resultado destas parcerias entre cidades.
“Fui crítico no passado em relação aos processos de geminação porque para mim eles só fazem sentido da forma como este foi organizado. Recebi o contacto por parte do presidente da câmara de Pucioasa há uns meses, tivemos oportunidade de trocar informação e de vir com um programa definido numa época concreta em que o presidente romeno vai ter contacto com as nossas empresas, num certame empresarial que tem neste momento cerca de 110 expositores. Nesse sentido é que as coisas podem traduzir-se em algo de concreto para o futuro com as relações entre empresas e associações”, sublinha Pedro Ribeiro referindo-se à Feira dos Santos e à ExpoCartaxo.
O autarca considera que os processos de geminação farão sentido no futuro se tiverem uma agenda pertinente. “Acho que as nossas comunidades devem ser chamadas a dialogar. A parte política deve ser um agente mobilizador para que empresários, professores, dirigentes do desporto e da cultura possam ter pontos de encontro para termos projectos de parceria europeia. Há muitos fundos comunitários para os financiar e é isso que pode dar uma base sólida de um crescimento futuro entre comunidades que se querem relacionar”, aponta.
Cinco geminações com fracas relações
Manifestando agrado pela iniciativa do seu homólogo de Pucioasa ao querer internacionalizar a cidade e os seus produtos, restabelecendo as ligações com o Cartaxo, Pedro Ribeiro admite que razões de ordem financeira não permitiram a visita do executivo cartaxense a qualquer uma das cinco cidades com quem tem geminação. “Seria mal compreendido pelos nossos concidadãos se num tempo de asfixia financeira estivéssemos a promover algo que para as pessoas normalmente soa como meras viagens”, sublinha, acrescentando: “O processo das geminações, sendo importante, não era prioritário para este mandato. Mas estamos também de braços abertos para receber todos aqueles municípios que nos queiram visitar”.
Desde que tomou posse, em 2013, o autarca já recebeu o presidente de Brava com quem está a considerar um projecto que permita o envio de manuais e livros usados para as escolas da ilha cabo-verdiana, uma vez que estas têm dificuldades no acesso a este tipo de materiais.
Quanto às outras três localidades com quem o Cartaxo tem geminações - Slupsk (Polónia), Penglai (China) e Bento Gonçalves (Brasil) - o autarca refere que não têm sido feitos contactos desde que foi eleito, preferindo não tecer comentários sobre as relações que os executivos anteriores tiveram com as cidades-irmãs.

Romenos no Cartaxo

No dia 26 de Outubro o salão nobre do edifício da câmara do Cartaxo foi o palco da recepção à comitiva de Pucioasa (Roménia). Pedro Ribeiro convidou os presidente das freguesias do concelho e outras entidades ligadas à política, ao associativismo e a empresas que receberam o recém-eleito Ana Constantin Emilian e a sua delegação romena. Na mesa esteve ainda o ex-presidente da câmara Conde Rodrigues, autarca que assinou o protocolo em 1998, assim como o ex-presidente da Assembleia Municipal do Cartaxo, João Pratas, e o actual Gentil Duarte.

Geminações não podem ser só para passear

Mais Notícias

    A carregar...