uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ajudante de motorista de Almeirim morre em choque de comboio com camião

Ajudante de motorista de Almeirim morre em choque de comboio com camião

Acidente perto de Santarém provocou ferimentos em nove passageiros do comboio regional

O choque entre um comboio e um camião na passagem de nível da Estrada do Peso, entre Santarém e Vale de Santarém, provocou um morto e nove feridos. A vítima mortal é Carlos Brites Moita, de 56 anos, residente em Almeirim, e que acompanhava o condutor do camião, de quem também era amigo. Carlos tinha saído do pesado, para ajudar a fazer a manobra de transposição da linha, numa altura em que a cancela fechou. O condutor saiu ileso do acidente. Os nove feridos, com ferimentos ligeiros, eram passageiros do comboio.
O acidente ocorreu cerca das 18h18 de terça-feira, 8 de Novembro. O camião transportava uma retroescavadora e estava a atravessar a linha a uma velocidade muito baixa por causa da máquina. Segundo o condutor contou no local a O MIRANTE, logo após o acidente, quando o camião estava a mais de meio da travessia a cancela da passagem de nível começou a fechar-se. O ajudante do camião saiu para ver o que se passava e dar indicações ao condutor, também residente em Almeirim, quando surge o comboio regional no sentido de Lisboa para Santarém.
A composição apanhou a traseira do reboque, tendo arrastado o camião alguns metros e provocado a queda da máquina para o chão, num espaço já fora da linha. Carlos Moita foi arrastado com o camião e teve morte imediata no local. O comboio, que ficou com parte da frente danificada, só conseguiu parar a mais de 200 metros do local do embate, tendo a carruagem da frente descarrilado, devido ao facto de a roda esquerda da frente ter ficado danificada.
Devido às operações de socorro a circulação ferroviária na linha do Norte foi interrompida durante mais de uma hora e depois a circulação fez-se de forma condicionada por uma das duas linhas. Os passageiros do comboio foram retirados por um caminho de terra, para a zona onde se concentravam os meios dos bombeiros, tendo depois sido transportados para a estação do Vale de Santarém.
No local estiveram meios dos bombeiros, da PSP e da GNR. No local também compareceram vários elementos do INEM, entre os quais psicólogos para prestar apoio, sobretudo ao motorista do camião.

Ajudante de motorista de Almeirim morre em choque de comboio com camião

Mais Notícias

    A carregar...