uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Câmara de Coruche avança sozinha para a reabilitação da ponte de Santa Justa

Câmara de Coruche avança sozinha para a reabilitação da ponte de Santa Justa

Obra está prevista no orçamento do município para 2017, com uma dotação de 1,5 milhões de euros.

Os constrangimentos ao tráfego rodoviário existentes na ponte de Santa Justa, na freguesia do Couço, concelho de Coruche, podem ter os dias contados caso se concretize a intenção do município de efectuar obras nessa estrutura em 2017. Desde Novembro de 2011 que a ponte Joaquim Casanova do Bêco tem o trânsito proibido a circulação de veículos pesados devido ao estado de degradação do tabuleiro e dos pilares. Uma situação que tem motivado protestos ao longo dos últimos anos.
A Câmara de Coruche cansou-se de esperar por um eventual apoio da administração central e decidiu cativar uma verba de 1,5 milhões de euros no orçamento de 2017 visando a reabilitação da travessia, importante na ligação ao norte alentejano. Uma empreitada que a autarquia vai assumir por inteiro, estando em estudo a possibilidade de vir a ser integrada num futuro financiamento, afirma nota da autarquia.
O orçamento da Câmara de Coruche para 2017, no valor de 21,2 milhões de euros, mais quatro milhões de euros do que no presente ano, foi aprovado em reunião do executivo municipal, com votos a favor dos eleitos do PS e abstenções dos vereadores da CDU e PSD. O município liderado por Francisco Oliveira (PS) coloca também como prioridade o apoio às famílias, nomeadamente com prémios de mérito escolar e programas de bolsas de estudo e de apoio ao emprego para os jovens, e os programas Casas com Gente e Estratos Sociais Desfavorecidos, com uma dotação de cerca de 450 mil euros.
O Parque dos Lagoiços, também na freguesia do Couço, a construção do núcleo escolar na Branca, o ringue polivalente na Fajarda, o refeitório e arranjos exteriores da EB 2/3 em Coruche, a Casa da Cultura na Lamarosa, a requalificação da margem esquerda do rio Sorraia, a construção de um campo de ténis e padel em Santo Antonino, a segunda fase da ligação Malhada Alta/Salgueirinha e a requalificação de várias ruas no concelho são outros investimentos elencados.
Para Francisco Oliveira, estes investimentos podem ser lançados até Abril do próximo ano, altura em que existirá dotação orçamental disponível. O autarca refere ainda o facto de em 2017 serem retomados os projectos e investimentos cofinanciados (mais um milhão de euros que em 2016). No âmbito do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano, com financiamento comunitário, serão desenvolvidos projectos de mobilidade urbana, regeneração urbana e apoio a comunidades desfavorecidas.
“Quero destacar o investimento que vamos fazer ao nível da mobilidade com um circuito de bicicletas para acesso a equipamentos públicos que passa pela aquisição de bicicletas eléctricas que permitam uma melhor mobilidade e o alargamento dos circuitos de ciclovias no concelho”, refere o autarca.

Câmara de Coruche avança sozinha para a reabilitação da ponte de Santa Justa

Mais Notícias

    A carregar...