uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Curta-metragem rodada na Glória do Ribatejo distinguida em Festival Internacional de Cinema

Curta-metragem rodada na Glória do Ribatejo distinguida em Festival Internacional de Cinema

A curta-metragem “Ascensão”, da autoria de Pedro Peralta, e que foi rodada na localidade de Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, recebeu o prémio de melhor curta-metragem no Molodist Kyiv International Film Festival, na Ucrânia. Foi também distinguido com o prémio para melhor curta-metragem da competição internacional atribuído pelo júri ecuménico do mesmo Festival de Cinema.
A curta-metragem, de 17 minutos, tem apenas três planos e pouco diálogo. Conta a história de um grupo de camponeses que tenta resgatar o corpo de um jovem de dentro de um poço e de um grupo de mulheres que os observa em silêncio. “A espera é angustiante e coincide com a chegada do dia e a dor de uma mãe que acolhe o filho morto nos braços. É um filme feito com actores amadores e não actores de Glória do Ribatejo”, afirma o gabinete de comunicação da Câmara de Salvaterra de Magos em nota de imprensa.
O filme de Pedro Peralta já marcou presença em diversos festivais de cinema, nomeadamente na Semana da Crítica do Festival de Cannes e no Indie Lisboa, nos quais arrecadou vários prémios. Para Pedro Peralta, esta distinção é a “sequência do trabalho que tem sido feito e do percurso que esta curta-metragem já leva, ao passar por mais de 30 festivais de cinema de todo o mundo”, refere. “Ascensão” estreou comercialmente no início de Outubro nas salas de cinema do país e vai agora percorrer os cine-clubes. “É raro uma curta-metragem estrear comercialmente. A crítica tem sido positiva e consensual”, destacou.
A escolha de Glória do Ribatejo para rodar este filme surgiu por acaso. “Procurava algo muito particular e encontrei o cenário ideal para rodar esta curta em Glória do Ribatejo. Além disso, ao conhecer a cultura e as pessoas fiquei fascinado”, sublinhou.

Curta-metragem rodada na Glória do Ribatejo distinguida em Festival Internacional de Cinema

Mais Notícias

    A carregar...