uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“As mulheres em geral são mais persistentes e pacientes que os homens”
Rosário Saramago

“As mulheres em geral são mais persistentes e pacientes que os homens”

Rosário Saramago, Médica Dentista com clínica no Entroncamento

A médica dentista Rosário Saramago, gerente de uma clínica com o seu nome na cidade do Entroncamento, considera que, em geral, os homens são mais dominantes mas não foi por causa de qualquer necessidade de assumir um papel dominante que em certas alturas da sua adolescência sentiu pena de não ter nascido rapaz. Foi apenas porque os rapazes tinham mais liberdade. Quanto à principal diferença entre homens e mulheres diz que sente que elas “têm mais persistência e são mais pacientes”.
Rosário Saramago considera que a igualdade entre homens e mulheres é mais teórica do que prática e atribui isso à dificuldade em mudar mentalidades. Mas quando fala em mentalidades não se refere às masculinas mas às de todas as pessoas em geral. A médica também é crítica em relação às atenções que certos homens dedicam às mulheres em particular. “Se essa gentileza só se manifesta em relação às mulheres não será isso machismo? Afinal, não devemos ser gentis com todas as pessoas independentemente do sexo, raça ou idade?”, interroga-se.
Em termos políticos diz que as mulheres não precisam de qualquer sistema de quotas para se afirmarem e que se continuam afastadas de cargos políticos de topo é apenas por uma questão cultural mas que tal situação já está a mudar.
Nunca foi a uma tourada nem a um jogo de futebol. Quando tem tempo livre gosta de ler, brincar, passear e ir ao cinema. Dá como exemplos de escritores preferidos José Rodrigues dos Santos, Jodi Picoult e Lesley Pearse. Defende que as tarefas domésticas devem ser divididas de forma proporcional ao tempo livre de cada elemento da família.

“As mulheres em geral são mais persistentes e pacientes que os homens”

Mais Notícias

    A carregar...