uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
“As mulheres já provaram que conseguem fazer tudo o que quiserem”
Fernanda Alves

“As mulheres já provaram que conseguem fazer tudo o que quiserem”

Fernanda Alves, 47 anos, proprietária e gerente da Xabigás em Almeirim

Edição de 17.11.2016 | Aniversário

Se há verdadeira igualdade entre homens e mulheres é coisa que não preocupa Fernanda Alves, gerente da Xabigás, em Almeirim, empresa revendedora e distribuidora de gás. Para ela o importante é já estar mais que provado que a maioria das mulheres, tal como os homens, são capazes de alcançar tudo aquilo que querem.
Percebe que a nível social uma mulher, por mais qualidades que tenha, não tem o reconhecimento que tem normalmente um homem nas mesmas condições. A nível político diz que a afirmação das mulheres passa por haver mais mulheres interessadas na política e a candidatarem-se a cargos políticos.
A empresária nunca teve pena de não ter nascido rapaz nem considera que exista alguma característica comum a todos os homens. “São todos diferentes entre si, tal como as mulheres”, diz. O que inveja na maioria dos homens é eles terem mais tempo livre porque há coisas que só são feitas pelas mulheres. Quando lhe perguntam qual a percentagem de trabalho de casa que lhe calha responde que é normalmente de 90 por cento. É por isso que defende que em casa quem deve mandar é a mulher porque é ela que tem a percepção do que é preciso.
Viúva devido ao falecimento do marido num acidente, diz que nunca lhe tinha passado pela cabeça ser empresária e ter as responsabilidades que tem mas que sempre encarou o trabalho com determinação, seja na Xabigás, seja em casa. Tem um filho e uma filha e diz que a educação foi igual para os dois. Segundo ela não há educação especial para rapazes nem para raparigas.
Gosta de touradas por terem a ver com as tradições da região e já assistiu a algumas. Também costuma assistir, sempre que pode, a jogos do seu Benfica. Gosta também de passear, de fazer crochet e de ler. Falhou a sua previsão sobre o resultado das eleições americanas uma vez que estava convencida que era desta que uma mulher ia ser eleita.

“As mulheres já provaram que conseguem fazer tudo o que quiserem”

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...