uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“O machismo ainda é um traço comum a uma grande maioria de homens”
Lúcia Simões

“O machismo ainda é um traço comum a uma grande maioria de homens”

Agente Principal Lúcia Simões - PSP Santarém. Quem quiser um exemplo do que é falar a direito, sem “rodriguinhos” nem “papas na língua”, leia o que segue. Declarações pão, pão, queijo, queijo de uma mulher que não gosta de “paninhos quentes” nem de conversa mole.

Lúcia Simões nunca teve pena de ter nascido rapaz e gosta de ser mulher. Sabe que cada homem é um homem mas acha que todos têm algo em comum e di-lo com todas as letras. “O traço comum é serem machistas, liberdades só para eles”.
Sobre a igualdade entre homens e mulheres diz que nunca poderá existir porque homens são homens e mulheres são mulheres mas há coisas que podem ser diferentes. “A mulher em muitos casos ainda é vista como o ser mais fraco e, na minha opinião, nunca podemos ser iguais aos homens mas acho que em alguns assuntos a mulher é muito mais competente e dedicada” Sublinha ainda que na sua opinião as mulheres são mais protegidas a nível geral.
Quanto à presença de mulheres na política diz que agora há mais que antigamente porque a sociedade deixou de considerar a política como algo só para homens e além disso as mulheres também deixaram de estar apenas concentradas na maternidade.
Considera os “mimos” e as atenções que lhe são dispensadas como manifestações de cavalheirismo e acha que o cavalheirismo fica bem a qualquer homem.
Em casa é ela que faz todas as tarefas domésticas. Interrogada sobre quem deve mandar em casa diz que é quem souber mandar. Considera que as mulheres em geral não precisam do sistema de quotas para entrarem na política e que não há qualquer razão para serem impedidas de ocupar lugares de chefia nas empresas ou nas organizações, desde que tenham competência e qualificações.
Nunca foi a uma tourada e espera nunca ter de ir mas gosta muito de ir ao futebol. Costuma fazer passeios de jeep (todo o terreno) e sente-se bem a conviver à volta da mesa com amigos. Da sua lista de artistas constam nomes como Rita Guerra, The Doors, Paul Simon, Pink Floyd, Linkin Park,The Queens, entre outros. Gosta da poesia de Luís de Camões que, como é sabido, não se resume a Os Lusíadas.

“O machismo ainda é um traço comum a uma grande maioria de homens”

Mais Notícias

    A carregar...