uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

CM Benavente apela ao civismo da população para combater falta de limpeza nas ruas

Município vai avançar com campanha de sensibilização para a correcta deposição dos lixos domésticos.

A Câmara de Benavente vai proceder a uma campanha de sensibilização da população visando a correcta deposição do lixo doméstico nos respectivos contentores. Esta medida surge na sequência de queixas sobre a falta de limpeza e higiene urbana em vários pontos do concelho.
O vereador do PSD, Ricardo Oliveira, abordou o assunto na última reunião de câmara. “Há todo um cenário que não é desejável para um município que se quer com uma estratégia de turismo bem definida e virada para o futuro. Faz lembrar um concelho terceiro-mundista, tal a quantidade de lixo que há no chão. Podemos alegar falta de civismo de algumas pessoas, mas há que estar vigilantes e actuar em conformidade”, referiu o autarca.
O presidente da câmara, Carlos Coutinho (CDU), recusa a ideia de entregar o serviço de limpeza e recolha do lixo a privados e diz que com a entrada de novos funcionários o município pode dar uma resposta mais eficaz nessa área. “Até ao recrutamento de funcionários nós vivíamos uma situação difícil, em que a operacionalidade da câmara era muito reduzida. Estamos a contratar cerca de 60 novos trabalhadores que vão dar outra capacidade de resposta a estes problemas. Não pondero entregar aos privados, pois os privados não vão fazer melhor trabalho que nós”.
Carlos Coutinho apontou também responsabilidades aos munícipes que não agem correctamente. “Penso que foram adquiridos hábitos que não são os mais correctos. As pessoas colocam nos contentores todo o tipo de resíduos. Brevemente será apresentado à população um plano de sensibilização para as boas regras na deposição dos resíduos com o devido acondicionamento”, referiu, acrescentando que haverá uma maior atenção para com os comportamentos dos cidadãos nesta matéria e que os prevaricadores podem ser multados caso deixem dejectos de animais e lixo na via pública.

Mais Notícias

    A carregar...