uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Câmara de Benavente contesta estudo da Marktest

Câmara de Benavente contesta estudo da Marktest

Concelho foi considerado um dos que tem menos qualidade de vida no território nacional

O Município de Benavente não recebeu de bom grado a classificação atribuída pela Marktest num estudo sobre a qualidade de vida nos 308 concelhos do país. Numa escala de 1 a 20 Benavente ficou com uma nota de 6,1 que classifica o concelho como um dos piores a nível nacional.
O presidente da câmara, Carlos Coutinho (CDU), indicou que está já a ser analisado o estudo feito e que irá expor algumas questões à Marktest. “Temos os nossos serviços a avaliar o que resulta deste estudo e há questões que temos dificuldade em perceber. Estamos a fazer um levantamento para expor à Marktest, que já se propôs a ter uma reunião connosco, para fazermos este esclarecimento. Quem conhece e aqui reside sabe seguramente que a qualidade de vida não tem uma avaliação negativa”.
Esta questão foi levantada pelo vereador do Partido Socialista, Luís Semeano, na reunião de câmara, realizada a 7 de Novembro. “Esta classificação é muito abaixo daquilo que é aqui transmitido, de modo que não era expectável que tal acontecesse”, disse.
O vereador do PSD, Ricardo Oliveira, sublinhou a mesma questão. “Esta notícia deixa-nos tristes. O facto de não excedermos a nota de 6,1 é uma gigantesca negativa. Era expectável que por tudo aquilo que nos é dito e pelo trabalho que nos vão fazendo crer, que o índice do concelho de melhor qualidade de vida pudesse ser positivo, acima de 10 valores. No conjunto de 13 marcadores, como a taxa de criminalidade e equipamentos de saúde per capita, isto deve preocupar-nos”, indicou.
O estudo da Marktest publicado em Outubro avalia três componentes, o dinamismo demográfico, o dinamismo económico e a qualidade de vida, criadas a partir de 37 indicadores. Cada indicador foi classificado com uma nota de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país. Cada componente (demográfica, económica, qualidade de vida) tem uma notação média correspondente à média aritmética dos indicadores que a constituem. O rating concelhio (total) resulta igualmente da média aritmética das suas três componentes.
O concelho de Castelo de Vide encabeça a lista dos concelhos com maior rating de qualidade de vida, com 16.9, numa escala de 1 a 20. É seguido por outros concelhos do mesmo distrito de Portalegre - Sousel, Fronteira, Alter do Chão e Marvão - que obtêm entre 15.8 e 16.2 pontos deste rating.
No extremo oposto da tabela encontramos Felgueiras, com um rating de 5.5, a que se seguem os concelhos de Palmela, Lousada, Paredes e Benavente, que não excede um rating de 6.1.

Câmara de Benavente contesta estudo da Marktest

Mais Notícias

    A carregar...