uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Munícipe queixa-se de criação de porcos junto à sua vivenda

Munícipe queixa-se de criação de porcos junto à sua vivenda

Câmara de Tomar diz que vai mandar demolir barracões construídos sem licença em Carvalheiros, na periferia da cidade, que têm sido utilizados como exploração pecuária.

A Câmara Municipal de Tomar vai notificar um munícipe para demolir um anexo junto à sua habitação, em Carvalheiros, que não está licenciado e que tem sido utilizado para criação de porcos. A informação foi avançada em sessão camarária pelo vice-presidente da autarquia, Hugo Cristóvão (PS). A resposta do autarca surgiu no seguimento da intervenção de um cidadão, Paulo Renato, que vive junto à pecuária ilegal.
Paulo Renato relatou que o vizinho construiu, em 2015, um barracão onde, alegadamente, colocou 15 porcos mesmo ao lado da sua moradia. “Temos uma exploração pecuária dentro da cidade. Isto é um problema de saúde pública uma vez que este barracão está mesmo ao lado da minha moradia, a quatro ou cinco metros da minha cozinha. Esta é uma situação ilegal uma vez que nunca vi o alvará desta obra no exterior da casa”, acusou.
O mesmo morador acrescentou que apresentou queixa na câmara municipal em Agosto deste ano e relatou também que houve uma inspecção da Câmara de Tomar ao local em meados de Agosto e que não houve “até agora” qualquer resultado das suas reclamações.
“Os porcos continuam lá, não estão vacinados e constituem um perigo caso fujam para a via pública. Esta situação arrasta-se há mais de um ano. De início, pedi ao meu vizinho para retirar os porcos mas este não o fez e ainda ampliou os barracões”, sublinha, acrescentando que o cheiro é nauseabundo. “Convido todos os presentes a irem a minha casa para verem as ratazanas que ali passam do tamanho de coelhos. Se a câmara municipal nada fizer para resolver a situação terá que ser responsabilizada por este problema”, considera.
Hugo Cristóvão explicou que após a notificação ao proprietário os barracões serão demolidos e os animais retirados do local.

Munícipe queixa-se de criação de porcos junto à sua vivenda

Mais Notícias

    A carregar...