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Cais da Castanheira preparado para receber 10 mil contentores no primeiro ano

Cais da Castanheira preparado para receber 10 mil contentores no primeiro ano

Obra deverá arrancar já em 2017 e está orçada em um milhão de euros. Projecto tem o apoio das forças políticas locais mas há quem tema uma sobrecarga do tráfego rodoviário naquela vila do concelho de Vila Franca de Xira.

Edição de 23.11.2016 | Economia

Quando o novo cais fluvial de mercadorias da Castanheira do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, começar a funcionar - o que deverá acontecer lá para 2018 - deverá receber 10 mil contentores só no seu primeiro ano de actividade. Esse será também o número de contentores que deverão sair das estradas da região de Lisboa caso o projecto, que se encontra em consulta pública, avance.
A expectativa consta do estudo de impacte ambiental, que prevê 56 viagens de ida e volta no ano inaugural, entre o Porto de Lisboa e a Castanheira. O grupo ETE - Empresa de Tráfego e Estiva - está empenhado em construir um cais fluvial na Castanheira do Ribatejo, bem próximo da Plataforma Logística ali existente, um projecto que já estava contemplado nos planos da Administração do Porto de Lisboa e que vai custar cerca de um milhão de euros.
O porto fluvial vai ocupar uma área de um hectare e dar emprego a 12 pessoas. Terá uma capacidade para 300 contentores e um movimento estimado para o ano 2025 de mais de 25 mil contentores por ano. As obras deverão avançar já em 2017. O projecto consiste na construção de um cais fluvial com 23 metros de extensão, assente em 20 estacas e servido por uma grua electro-hidráulica. Na fase de obras serão movimentados mais de 39 mil metros cúbicos de terras, segundo o estudo de impacte ambiental, já que o local onde será construído o cais terá de sofrer aterros significativos para aumentar a sua quota.
Os autarcas locais dão o seu apoio ao projecto e até já foi emitida, em 2012, uma declaração de interesse público municipal para a instalação de um porto fluvial na Castanheira. Mas há ainda algumas reservas, com os vereadores da CDU a alertarem para um eventual aumento do tráfego de camiões na zona da Castanheira e o presidente da câmara, Alberto Mesquita (PS), a entender que em paralelo com a instalação do porto fluvial a Administração do Porto de Lisboa deveria investir na melhoria das condições de navegabilidade do rio entre Lisboa e a Castanheira do Ribatejo.
A vila ribatejana fica a 30 quilómetros do Porto de Lisboa e o estudo de impacte ambiental nota que os impactos serão essencialmente positivos, ao nível do desenvolvimento sócio-económico da Castanheira, redução das emissões poluentes e redução da pressão sobre as vias rodoviárias.

Cais da Castanheira preparado para receber 10 mil contentores no primeiro ano

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