uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Orçamento participativo de Vila Franca de Xira com 28 projectos a votação

Município volta a disponibilizar um milhão de euros para escolhas da população

Até ao final de Novembro encontram-se em votação os 28 projectos candidatos à edição deste ano do Orçamento Participativo (OP) do concelho de Vila Franca de Xira, para o qual estão alocados um milhão de euros, para aplicar pelos projectos vencedores das diferentes freguesias.
Das 41 propostas apresentadas foram seleccionadas, de acordo com as normas de participação, 28 projectos. Este ano, nos projectos em votação, estão a aquisição de viaturas e equipamentos de socorro para bombeiros, requalificação de caminhos pedonais, modernização de equipamentos recreativos, remodelação de escolas, requalificação de bairros e requalificação de polidesportivos.
O objectivo da iniciativa, segundo o município, é fomentar a participação dos cidadãos na decisão da implementação de projectos, possibilitando ao executivo corresponder a necessidades e aspirações da população. Nesta edição há novidades sobre o método de votação, que além de poder ser realizada online e por SMS (mensagem escrita gratuita), pode também ser feita através de boletins de voto em papel, que poderão ser enviados para a câmara municipal ou depositados em urnas de voto físicas disponibilizadas em todo o concelho, a saber: loja do munícipe, delegações do município em Alverca e Póvoa de Santa Iria, juntas de freguesia, casas da juventude e piscinas municipais.
Em qualquer forma de votação deve sempre ser indicado o número de cartão de cidadão e a data de nascimento. Só podem votar os cidadãos residentes no concelho de Vila Franca de Xira.
As alterações no modelo de votação surgem este ano, recorde-se, depois de vários problemas detectados e noticiados por O MIRANTE na edição do ano passado. Após a fase de votação os resultados finais serão anunciados durante o mês de Dezembro no portal http://op.cmvfxira.pt/. Os projectos mais votados serão desenvolvidos nos anos de 2017 e 2018.

Mais Notícias

    A carregar...