uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Petição reclama requalificação de escola em Vialonga
PROBLEMAS. Há quase uma década que a escola de Vialonga continua a funcionar sem condições

Petição reclama requalificação de escola em Vialonga

Contentores nos pátios e falta de condições dos edifícios continuam a gerar criticas entre a comunidade escolar.

Foi lançada na semana passada no portal Petição Pública uma nova recolha online de assinaturas que exige ao Ministério da Educação que requalifique Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira.
À data de fecho desta edição a petição já contava com 484 assinaturas, de professores, auxiliares, autarcas, pais e encarregados de educação dos alunos daquele estabelecimento de ensino. A falta de condições naquela escola, tutelada pelo Ministério da Educação, já não é nova e em Setembro, quando o ministro da Educação esteve em Vialonga na inauguração de uma outra escola, não escapou a ouvir queixas às más condições deste estabelecimento de ensino, frequentado por mais de mil alunos.
As salas de aula são demasiado pequenas para albergar todos os alunos, nos dias mais frios os jovens são obrigados a estar nas aulas de casaco e luvas porque os quadros eléctricos não aguentam a exigência dos aquecedores. Além das paredes com humidade há também a ameaça de chuva que cai dentro das salas de aula sempre que a intempérie é mais forte. E a escola tem também coberturas de fibrocimento, um material que contém amianto, uma substância cancerígena.
“As instalações físicas desta escola em nada contribuem para o bem-estar dos seus alunos e dos seus profissionais. Os horários duplos existentes devido à falta de salas dificultam a escola de implementar outro tipo de projectos, pois estas encontram-se sempre ocupadas. Os quatro contentores montados em 2011, embora já em estado de degradação, não foram retirados pois tornaram-se num espaço indispensável”, lê-se na petição.
Outro dos problemas que incomoda os encarregados de educação prende-se com a falta de um espaço onde os alunos possam praticar educação física. Os campos desportivos da escola são ao ar livre e não podem ser usados com mau tempo. A alternativa dos alunos é andarem três centenas de metros até um polidesportivo com mais de década e meia de uso e que já se encontra um pouco degradado para nele poderem ter aulas de educação física.
Numa das últimas reuniões públicas da Câmara de Vila Franca de Xira o vereador com o pelouro da Educação, Fernando Paulo Ferreira, assegurou que o executivo tem pressionado o Ministério da Educação e a Direcção Regional de Educação de Lisboa tendo em vista um encontrar de soluções para o problema. Alberto Mesquita, presidente da câmara, diz mesmo que o município está disponível para adiantar as verbas necessárias para fazer as obras, mas que tem de haver primeiro um compromisso do Governo de que irá ressarcir a autarquia desses trabalhos.

Petição reclama requalificação de escola em Vialonga

Mais Notícias

    A carregar...