uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Antigo ciclista Marco Chagas vai ser homenageado pela Câmara do Cartaxo

Antigo ciclista Marco Chagas vai ser homenageado pela Câmara do Cartaxo

Cerimónia realiza-se no dia 10 de Dezembro data em que se assinalam os 200 anos da criação do concelho.

O antigo ciclista Marco Chagas vai ser homenageado pela Câmara do Cartaxo no próximo dia 10 de Dezembro (sábado), data em que se assinalam os 200 anos da criação do concelho do Cartaxo e no dia em que terminam as comemorações que começaram o ano passado. A informação foi dada pelo vice-presidente, Fernando Amorim (PS), em reunião de câmara, depois do vereador Vasco Cunha (PSD) lembrar que o executivo municipal aprovou, por unanimidade, em Fevereiro deste ano, a atribuição de uma medalha ao ciclista.
Fernando Amorim explicou que o presidente da autarquia, Pedro Magalhães Ribeiro (PS), já teve duas reuniões com a Federação Portuguesa de Ciclismo - ambas tiveram que ser desmarcadas - para combinarem a homenagem ao atleta. No entanto, Amorim garantiu que a homenagem do município vai decorrer no dia 10 de Dezembro, como combinado.
O executivo municipal do Cartaxo aprovou no início deste ano a realização de uma homenagem a Marco Chagas, antiga glória do ciclismo português. A proposta, feita pelos vereadores do PSD, Vasco Cunha e Paulo Neves, destaca o facto do ciclista, natural de Pontével, comemorar 60 anos em Novembro de 2016 e também por se assinalarem os 30 anos da sua quarta vitória na Volta a Portugal em Bicicleta.
Na mesma reunião de câmara em que esta proposta foi aprovada o vereador Vasco Cunha sugeriu também que se avance com o Museu Marco Chagas, que nunca mais saiu do papel. Marco Chagas doou, em 2005, o seu espólio à Junta de Vila Chã de Ourique, nomeadamente todas as camisolas, troféus, placas e medalhas que o ciclista conquistou ao longo dos 18 anos da sua carreira. O ciclista iniciou a carreira no ciclismo em 1973, aos 15 anos, nos campeonatos do antigo INATEL, influenciado pelo seu tio, Ramiro Martins, o primeiro representante português nos Jogos Olímpicos, em 1960.
Em 1980 Marco Chagas foi, já como profissional, um ano para França, correndo os dois anos seguintes com a camisola do Futebol Clube do Porto. Só vestiu a camisola do Sporting, seu clube do coração, quando este retomou o ciclismo em 1984. Marco Chagas ganhou a Volta a Portugal nos anos de 1982, 1983, 1985 e 1986, tendo participado por duas vezes no Tour francês, a primeira em 1980 e a segunda em 1984. Deixou o ciclismo profissional aos 33 anos, em 1990, por vontade própria.

Antigo ciclista Marco Chagas vai ser homenageado pela Câmara do Cartaxo

Mais Notícias

    A carregar...