uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Castanheira do Ribatejo de portas abertas para receber fábrica da Tesla
INVESTIMENTO. Nova fábrica da Tesla está a ser disputada por vários países europeus

Castanheira do Ribatejo de portas abertas para receber fábrica da Tesla

Marca automóvel está a procurar locais na Europa onde construir nova unidade industrial. Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira diz que está disponível para encaminhar e acompanhar todos os contactos que possam surgir.

O município de Vila Franca de Xira está disponível para “encaminhar e acompanhar” todos os contactos que possam surgir do Governo ou do fabricante de automóveis eléctricos Tesla no sentido de se poder usar a plataforma logística da Castanheira do Ribatejo, que tem uma área de 100 hectares, como base para a sua nova megafábrica.
A garantia foi dada pelo autarca do município vilafranquense na última assembleia municipal, realizada a 24 de Novembro. O construtor americano quer construir a sua nova mega-fábrica na Europa e está à procura de países interessados em acolher a estrutura, que promete gerar seis milhares de empregos. “Ultimamente temos conhecimento de muitas intenções de investimento naquela plataforma, mas [da Tesla] ainda ninguém nos contactou. Mas estamos disponíveis para aconselhar e encaminhar todos os interessados”, assegura o presidente do município vilafranquense, que já disse em várias ocasiões que a plataforma tem “imenso potencial” para os investidores, incluindo a excelente proximidade com a capital do país, Lisboa, e o facto de estar bastante bem servida de acessos.
Os contactos daquele fabricante automóvel com o governo português já estão em curso e sabe-se que Portugal enfrenta a concorrência de outros países como Espanha, França e Holanda. Uma das localizações em cima da mesa será a plataforma da Castanheira, construída em 2008 mas sem uso até aos dias de hoje. “Há também uma grande empresa do ramo alimentar que se quer instalar na plataforma, mas para isso teremos de fazer uma alteração àquele loteamento. A ideia de uma plataforma logística terá de ser absolutamente repensada, hoje em dia há outras possibilidades. Na próxima revisão do Plano Director Municipal estas matérias terão de ser discutidas e é para aí que vamos caminhar”, afirmou o autarca.
A questão foi levantada na última assembleia municipal pelo eleito do Bloco de Esquerda, Rui Perdigão. “Há uma
disputa ibérica pela fábrica da Tesla, não deveria o município interceder ou tentar lutar para que a fábrica ficasse no nosso concelho? Seria bastante importante”, defendeu.
A localização da futura mega-fábrica deve ficar decidida no primeiro trimestre de 2017. Vários municípios que já se disponibilizaram para dar condições vantajosas para atrair aquele investimento, como Viana do Castelo. Além dos automóveis a nova fábrica irá produzir também baterias de lítio.
Portugal assume-se na corrida pela fábrica da Tesla com vários argumentos de peso, incluindo ser um país em que 50 por cento da energia produzida é obtida através de fontes renováveis, exposição solar privilegiada, mais de 200 empresas instaladas no país a produzir componentes para o sector automóvel, custo por trabalhador inferior à média europeia e o facto de ter uma das maiores reservas de lítio da Europa.

Castanheira do Ribatejo de portas abertas para receber fábrica da Tesla

Mais Notícias

    A carregar...