uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Novas tecnologias fazem-nos trabalhar mais em vez de nos darem mais descanso

O psiquiatra Pedro Afonso, que participou no debate “O impacto do excesso de carga horária laboral na saúde psíquica e na vida familiar”, organizado no dia 24 de Novembro pela Associação Cristã de Empresários e Gestores, referiu que o aumento das horas de trabalho dos trabalhadores portugueses, provocado pela pressão das chefias e dos colegas, tem implicações negativas não só nas relações familiares mas também na saúde, sendo um dos factores do aumento da hipertensão, das doenças cardiovasculares, da diabetes e dos casos de depressão, ansiedade e insónia.
Como se sabe, em Portugal, ao contrário do resto da Europa, trabalha-se cada vez mais horas mas o que é curioso é que apesar disso a nossa produtividade é das mais baixas da Europa.
Lembro-me de ser muito jovem e haver teorias a defender que o aumento das inovações tecnológicas iria proporcionar mais horas de descanso para os trabalhadores porque as máquinas faziam tudo ou, pelo menos, ajudavam a fazer tudo mais depressa. Infelizmente esses idealistas não perceberam que essa revolução, que continua, está a escravizar-nos ainda mais. Agora com os telemóveis e a internet deixámos de ter horários para estarmos sempre ao serviço. É outro tipo de escravatura!
Maria Filomena Pereira

Mais Notícias

    A carregar...