uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Será que o Entroncamento não tem uma Rua dos Fenómenos?

O atleta veterano do Entroncamento José Canelo já tinha uma mini-pista de atletismo com o seu nome, com placa de pedra à entrada e tudo. A distinção que parece não ter agradado muito ao distinguido que na altura fez umas observações críticas ao facto de ser padrinho de uma mini-pista, tinha-lhe sido atribuída pelo anterior executivo municipal de maioria PSD. Agora, o novo executivo, de maioria PS, atribuiu o nome do munícipe atleta, que foi mandatário do presidente da câmara na campanha eleitoral de 2013, a uma rua.
É justo que assim seja e quem sabe se um dia José Canelo não será nome de Avenida. O Entroncamento já foi uma cidade de juventude mas não tem escapado ao fenómeno do envelhecimento. Re-homenagear o ancião é reconhecer isso mesmo.
Na mesma altura em que foi aprovado dar o nome José Canelo a uma rua foi também decidido dar o nome Tio Maurício a uma outra. Quem tem mais de cinquenta ou sessenta anos lembrar-se-á que o Tio Maurício era um senhor que tinha uma carroça que usava para pequenos serviços de transporte de mercadorias dentro da cidade. Também consegui saber que a burra que puxava a carroça se chamava “atmosfera”, informação que divulgo aqui com uma chamada de atenção para um futuro nome de uma nova rua da cidade.
Podia dar aqui outros exemplos de nomes de ruas do Entroncamento que prestam homenagem a personagens típicas daquela localidade, ombreando esses nomes com os de grandes vultos das artes e letras nacionais graças à política da comissão de toponímia. Mas pela pesquisa que fiz não encontro qualquer referência à Rua dos Fenómenos. Será falha minha?
Benjamim Nogueira

Mais Notícias

    A carregar...