uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Abandono de idosos aumenta em períodos festivos

Abandono de idosos aumenta em períodos festivos

PSP organizou acções de sensibilização no concelho de Vila Franca de Xira sobre a problemática da violência doméstica. Queixas envolvendo vítimas idosas têm vindo a aumentar.

Foram mais de 23 mil casos de violência doméstica registados pelas autoridades só em 2015. A divisão da PSP (Polícia de Segurança Pública) de Vila Franca de Xira procurou alertar a população para esta realidade e durante oito dias (21 a 28 de Novembro) promoveu acções de sensibilização em todo o concelho. No lar de idosos da Casa de São Pedro em Alverca, a PSP apresentou aos utentes uma explicação sobre este tipo de violência e que medidas a tomar perante a situação.
Segundo o chefe Nuno Gomes, os registos deste crime onde os homens são vítimas está a aumentar, no entanto, os casos relatados atingem maioritariamente mulheres. O ambiente na sala ficou mais apreensivo quando o tema passou para os idosos que acabam por ser abandonados pelas famílias. Uma das funcionárias apontou que se estava a “colocar o dedo na ferida”.
A presidente da Casa de São Pedro, Luciana Nelas, refere que este abandono acontece mais nas alturas festivas. “Não temos muitos casos de abandono completo, mas temos alguns, e sobretudo nas datas mais críticas como o Natal ou Páscoa. Nós passamos a ser a família deles. Nos casos em que a família deixa de pagar, nós não somos capazes de enviar o idoso embora. Quando acontece o idoso falecer e há a existência de bens, então aí avançamos para tribunal, para reavermos a nossa parte”, disse a dirigente.
De acordo com dados da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vitima) o número de casos de violência doméstica envolvendo idosos aumentou de 852 para 977 no ano 2015. O chefe Nuno Gomes sente que a comunidade está mais alerta para a violência doméstica e enaltece a importância deste tipo de acções: “É sempre importante a realização deste tipo de iniciativas junto da população para que tenham um conhecimento maior sobre a matéria e dos instrumentos a usar, de forma a que este tipo de crime, que tem cada vez mais frequência, possa ser abatido”.

Abandono de idosos aumenta em períodos festivos

Mais Notícias

    A carregar...