uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Loja de venda de Natal da APPACDM no W Shopping em Santarém

Loja de venda de Natal da APPACDM no W Shopping em Santarém

Centro comercial disponibilizou uma loja no rés-do-chão do centro comercial para a instituição que dá resposta a pessoas com deficiência mental.

A administração do centro comercial W Shopping, em Santarém, disponibilizou uma loja no rés-do-chão do centro comercial para a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) de Santarém fazer a sua venda de Natal.
“O W Shopping não faz mais do que a sua obrigação que é abrir as portas à solidariedade”, disse o director do centro comercial, Rui Rosa, durante a apresentação do espaço, na tarde de sábado, 3 de Dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
O director da APPACDM de Santarém, Luís Amaral, “nem queria acreditar” quando soube que iria ter uma loja naquele espaço. “Temos tido na administração do W Shopping um parceiro excelente e ficamos eternamente gratos”, afirmou.
A loja tem à venda produtos e trabalhos feitos pelos alunos durante diversas actividades realizadas ao longo do ano, que “são, de facto, muito bons porque estas pessoas têm competências. Eu não conseguiria fazer algumas das peças que lá estão”, disse Luís Amaral.
“Quando olhamos para a APPACDM vemos uma família como são outras IPSS de Santarém. Os técnicos fazem o seu trabalho com gosto e isso faz toda a diferença”, constatou o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, que no fim da conferência de imprensa participou no momento musical e cantou com o Coro de Utentes da APPACDM a cantiga “Eu ouvi um passarinho”.

Director da APPACDM de Santarém deixa recados aos políticos
O director da APPACDM de Santarém, Luís Amaral, lembrou que é necessário construírem-se estruturas de acolhimento, centros de actividade operacionais e mais espaços de ATL para pessoas com deficiência.
A APPCACDM é uma dessas instituições que tem necessidade de aumentar as suas respostas na área do acolhimento permanente. “As famílias estão esgotadas porque atingem uma determinada idade. Outra das lacunas é a falta de apoio domiciliário”, alertou o director da instituição.
“As políticas públicas têm dado algumas respostas, contudo novas situações de vida das pessoas colocam novos desafios e problemas que é preciso ultrapassar”. Luís Amaral explicou que “há pessoas com deficiência com mais de 60 anos de idade que precisam de uma resposta diferente daquela que é estar numa sala a fazer desenhos num papelinho”.
A APPACDM quer fazê-lo e desafia o poder público a pensar em legislação e enquadramento para estas situações. “Enquanto houver Portugal 2020 há dinheiro mas depois as pessoas vão continuar a existir. Apelamos aos governos para que nos orçamentos de Estado contemplem estas pessoas para uma resposta contínua”, apelou o dirigente

Loja de venda de Natal da APPACDM no W Shopping em Santarém

Mais Notícias

    A carregar...