uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Videovigilância para travar vandalismo no Forte da Casa
IDENTIFICAÇÃO. A partir de agora as várias câmaras estão em pleno funcionamento

Videovigilância para travar vandalismo no Forte da Casa

Equipamento de mais de um milhão de euros está parcialmente degradado. Quem tentar destruir o equipamento vai acabar filmado e denunciado às autoridades.

Entrou em funcionamento a 25 de Novembro o equipamento de videovigilância instalado na passagem superior pedonal do Forte da Casa, estrutura que permite unir o centro da vila ao parque linear ribeirinho ali existente. Esta é a derradeira tentativa do município de Vila Franca de Xira para acabar com os constantes actos de vandalismo naquele local que têm degradado não só a estrutura como também destruído, parcialmente, os elevadores ali existentes.
A garantia foi dada pelo presidente do município, Alberto Mesquita (PS), na última assembleia municipal. A Comissão Nacional de Protecção de Dados não encontrou no pedido do município qualquer impedimento legal na captura de imagens na zona e já deu autorização para que as câmaras comecem a filmar. Quem for apanhado a destruir o local vai acabar denunciado à polícia.
“Infelizmente há pessoas que não sabem viver em sociedade. Muitas vezes a videovigilância é a única solução para travar este vandalismo. Ainda há semanas retirámos de vez um elevador de Alverca que estava completamente vandalizado. Infelizmente estas pessoas destroem tudo mas acredito que a entrada em funcionamento da videovigilância vai tornar todo o local muito mais seguro”, afirmou o autarca na resposta a Raul Sanches, eleito da Coligação Novo Rumo, que lamentou o estado em que se encontra a passagem e o facto de os elevadores estarem sem funcionar.

Viaduto custou mais de um milhão de euros
Alguns moradores do Forte da Casa, escutados novamente por O MIRANTE, admitem concordar com a videovigilância, desde que a mesma possa tornar mais segura a passagem pedonal. “O que espero é que se acabe de vez com o vandalismo ou então que as pessoas responsáveis sejam apanhadas”, defende Justina Conceição.
A passagem superior pedonal do Forte da Casa foi inaugurada em Janeiro do ano passado e custou um milhão e 360 mil euros. Foi notícia há mês e meio depois de um novo ataque aos elevadores que os deixou inoperacionais. Já na altura António Oliveira, vereador do município, dizia que era chegada a hora da câmara definir com clareza o que fazer com os elevadores daquela passagem superior. Havia sujidade, pinturas, portas partidas e botões pintados. A câmara já tinha apelado à Polícia de Segurança Pública para reforçar o patrulhamento naquela estrutura.
Do investimento de um milhão e 360 mil euros, 560 mil euros foram financiados por fundos comunitários, fazendo parte dos cerca de sete milhões de euros investidos na requalificação da frente ribeirinha sul do concelho. A passagem pedonal em si é um feito de engenharia e foi toda pré-fabricada e montada longe do local, tendo sido içada com recurso a gruas que a passaram por cima da linha de comboio. Tem 222 metros de extensão e 20 metros de altura.

Videovigilância para travar vandalismo no Forte da Casa

Mais Notícias

    A carregar...