uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Praia fluvial do Alqueidão vence Orçamento Participativo para 2017 em Tomar

Projectos mais votados para 2015 e 2016 ainda não saíram do papel

A proposta para construção da praia fluvial do Alqueidão, freguesia de Olalhas, foi o projecto vencedor do Orçamento Participativo (OP) de Tomar para 2017. A informação foi avançada pelo vice-presidente da câmara municipal, Hugo Cristóvão (PS), em sessão camarária. A proposta vencedora obteve 1065 votos. Participaram na votação 2352 pessoas, num total de 7056 votos (cada votante tinha que escolha três projectos).
Este projecto inclui a instalação de um edifício com sanitários públicos e a realização de diversos arranjos exteriores, dotando o espaço de melhores condições. A câmara municipal incluiu uma verba de 100 mil euros no orçamento para 2017 para esse projecto. O projecto que ficou em segundo lugar foi a reabilitação da Escola Primária da Portela, na freguesia de São Pedro, com 1045 votos.
A classificação dos restantes projectos que estiveram a votação foi a seguinte: Jardim Digital da Biblioteca Municipal de Tomar (822 votos); Praia Fluvial de Vila Nova (806 votos); Projecto e remodelação do edifício de apoio das Piscinas Municipais Vasco Jacob (751 votos); Tomar+Emprego (718 votos); Officina (um repair café) (658 votos); EcoTrilhos da Sabacheira (639 votos); Caminho Pedonal dos Pegões (516 votos). Registaram-se 36 votos nulos.
Recorde-se que os anteriores projectos vencedores do Orçamento Participativo de Tomar, a construção de uma ciclovia entre Tomar e a localidade de Pedreira (em 2015) e a reabilitação da Escola Básica 1 da Póvoa (vencedor em 2016) ainda não saíram do papel, apesar de estarem ambos em condições de avançar, explicou Hugo Cristóvão.
O vice-presidente explicou que em relação aos dois projectos vencedores nos anos anteriores, o da reabilitação da EB 1 da Póvoa parece estar mais avançado. “É um projecto mais simples e acredito que estará concluído no próximo Verão”, disse. Cristóvão explicou que o projecto da construção da ciclovia é mais complexo e que o valor da obra será superior aos 100 mil euros, montante que habitualmente está orçado para o OP.

Mais Notícias

    A carregar...