uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Em dia de festa Fundação CEBI anuncia projectos para o próximo ano

Em dia de festa Fundação CEBI anuncia projectos para o próximo ano

Instituição de Alverca do Ribatejo celebrou o 48º aniversário

No dia de celebração do 48º aniversário da Fundação CEBI, de Alverca, a presidente da instituição, Ana Maria Lima, revelou dois grandes projectos a serem concretizados no próximo ano: a criação de ensino secundário e avanço do futuro lar para a terceira idade.
“Temos um lar de terceira idade com 25 anos, a sua estrutura já não se coaduna com a qualidade e exigência dos serviços que pretendemos prestar. Esperamos dar início no próximo ano aos estudos e desenvolvimentos necessários para se construir um novo lar, com mais capacidade e com uma concepção moderna e mais adequada à prestação de serviços de qualidade e inovadores”, explica Ana Maria Lima.
Actualmente as estatísticas mostram que há dois seniores por cada pessoa activa. Valor que, em 2050, será de quatro pessoas por cada uma em actividade. “Pretendemos promover o envelhecimento autónomo, integrador e saudável aos 250 idosos que hoje já apoiamos em lares, centros de dia e apoios domiciliários”, explica a responsável.

Um país que não invista em educação está condenado ao fracasso
Um país que não invista em educação como agente de desenvolvimento está condenado ao fracasso. A ideia foi defendida transversalmente em todos os discursos mas sobretudo nas palavras da presidente da Fundação CEBI na cerimónia que celebrou o aniversário da instituição.
Ana Maria Lima destacou o facto de na fundação, frequentada ao nível do ensino por mais de 1500 crianças, mais de 20 por cento do currículo já ser composto por oferta curricular própria, destacando as melhores competências de cada aluno. “Vamos continuar a investir num desenho curricular que seja o reflexo da nossa identidade. Acreditamos que na escola do futuro os alunos se vão preocupar menos com a ditadura dos programas e mais no investimento no desenvolvimento de cada aluno, motivando através do seu esforço e das suas competências um currículo centrado na sua individualidade”, notou.
O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, também concordou que a educação é “pilar fundamental” do progresso, lembrando os recentes investimentos que o seu executivo realizou nas escolas do concelho. “Investir na cultura e na educação é o que deve ser feito”, notou.
A cerimónia do aniversário da Fundação CEBI realizou-se na tarde de dia 6 de Dezembro e contou com a presença de uma centena de pais e diversas individualidades, incluindo o secretário de Estado da Educação, João Costa, o presidente da OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal, Rodrigo Rosa, e a deputada Maria da Luz Rosinha.
“Conheço várias pessoas que passaram pelo CEBI e falam sempre desta casa com muito carinho”, elogiou João Costa. O secretário de Estado chegou uma hora atrasado à cerimónia e pediu desculpa. “Por vezes temos medo da felicidade. Ninguém aprende se não estiver feliz. E hoje viu-se muita felicidade nesta casa, que é um exemplo”, elogiou o governante, lembrando o papel social da instituição ao levar felicidade “a quem a sociedade abandonou”.

Entregues 125 toneladas de alimentos

Este ano foram entregues pelo serviço de atendimento social integrado da Fundação CEBI cerca de 125 toneladas de produtos alimentares a 270 famílias em dificuldades, além de roupas e material escolar. Os números foram revelados pela presidente do conselho de administração da fundação durante a cerimónia dos 48 anos da instituição. Foram também concedidas bolsas escolares que já ultrapassam os 500 mil euros, valores financiados na totalidade pela fundação e sem apoios públicos.

Em dia de festa Fundação CEBI anuncia projectos para o próximo ano

Mais Notícias

    A carregar...