uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Alhandra SC recebe terrenos para novo campo na festa de aniversário

Alhandra SC recebe terrenos para novo campo na festa de aniversário

Presidente da câmara adverte o clube sobre alguns problemas ambientais a resolver na zona onde vai ser construído o recinto para a prática do futebol.

O aniversário do Alhandra Sporting Club, que festejou no sábado, 17 de Dezembro, 95 anos de vida, ficou marcado pela assinatura, entre a Câmara de Vila Franca de Xira e o clube, do contrato da cedência dos terrenos para a construção do novo campo de futebol, que ficará localizado junto às piscinas municipais de Alhandra, perto do passeio ribeirinho.
No entanto o presidente da câmara, Alberto Mesquita, deixou um aviso ao clube relativamente às condições ambientais do local, que pertencia à Cimianto, uma fábrica que produzia materiais de fibrocimento, material que contém amianto, uma substância cancerígena. Estima-se que no subsolo existam várias toneladas desse e de outros materiais tóxicos.
“Esta é uma ambição de há muitos anos do clube. Eu acompanhei o processo e tentei, sem sucesso, encontrar um outro espaço que não aquele, mas o Alhandra SC sempre teimou com aquele terreno. É necessário retirar o aterro que lá está há décadas. Agora, conforme combinado, o clube tem de lançar o concurso para a construção do campo de futebol. O dono da obra será sempre o Alhandra SC e à medida que os autos forem vencendo a câmara vai pagando. Os problemas existem e acredito que vamos ultrapassá-los. Junto ao parque de merendas já há uma alameda que será a entrada para o terreno”, afirmou.
Na cerimónia, o autarca lembrou também os problemas envolvendo as negociações daquela parcela de terreno com o administrador de insolvência da Cimianto. A ambição da câmara, recorde-se, é vir a adquirir no futuro todos os terrenos da fábrica, juntamente com as desactivadas escolas da Marinha. Para isso o município já encomendara um estudo tendo em vista a avaliação do passivo ambiental existente naquela fábrica.
Mário Cantiga (CDU), presidente da Junta de Freguesia de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, referiu que a poluição do terreno é um problema a resolver. O autarca deu os parabéns ao presidente da câmara pela forma forma como olha para o clube e afirmou que o novo campo é uma necessidade para desenvolver a terra e jovens atletas, num “clube inclusivo que cria campeões em todas as áreas”.
O terreno será cedido ao Alhandra SC por 70 anos que podem ser prorrogáveis sucessivamente por mais cinco. A câmara destinou 500 mil euros para o Alhandra SC, 150 mil foram para a aquisição do terreno. Os restantes 350 mil ficarão à disposição do clube para a construção do campo.

Alhandra SC recebe terrenos para novo campo na festa de aniversário

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido