uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Demolição de prédios mal construídos em Monte Gordo custa 708 mil euros
DEMOLIÇÃO. Trabalhos de demolição dos prédios são delicados

Demolição de prédios mal construídos em Monte Gordo custa 708 mil euros

Trabalhos já foram adjudicados e devem começar no início de 2017. Dois prédios de sete pisos cada foram construídos na década de 90 sem que se tivesse em conta as fragilidades da encosta.

Foi adjudicada na reunião de Câmara de Vila Franca de Xira, por unanimidade, a empreitada de demolição dos dois prédios em risco de ruir na encosta do Monte Gordo. A empreitada foi adjudicada à firma HCI Construções e custará aos contribuintes 708 mil euros, sendo que os trabalhos têm uma duração prevista de 180 dias. A obra deve arrancar já no início do próximo ano.
O município dá assim seguimento às recomendações do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) que alertava para os “sérios riscos” de colapso iminente dos dois prédios de sete pisos e 14 fracções cada, construídos no início dos anos 90 sem acautelar a integridade da encosta. “Esta empresa dá-nos todas as garantias de que o trabalho será feito em condições e por isso acredito que tudo decorrerá dentro da normalidade”, afirmou o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita.
Os moradores vizinhos dos prédios que vão ser demolidos vão entretanto ser chamados para uma reunião com técnicos da empresa e do município, onde vão ser aconselhadas medidas de segurança. “Não podemos exigir a ninguém que saia das suas casas, mas esta será uma obra delicada e quem quiser ausentar-se poderá fazê-lo”, alertou Alberto Mesquita.
A fase mais complexa será a demolição dos pisos superiores, que não poderá ser feita com recurso a máquinas.
Dos dois prédios que vão ser demolidos um nunca foi sequer ocupado (lote 2) por apresentar fissuras e integridade estrutural perigosa. O outro, situado mesmo ao lado (lote 1) e onde viviam nove famílias, teve de ser desocupado em 2013 por despejo administrativo com o apoio de intervenção policial. Em Setembro a Câmara de Vila Franca de Xira adquiriu por quase um milhão de euros a totalidade do lote 1 para o poder também demolir. A ideia passa por criar no local dos prédios um parque verde e de lazer. A resolução deste problema vai custar ao erário público, no total, cerca de dois milhões de euros.

Demolição de prédios mal construídos em Monte Gordo custa 708 mil euros

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido